Hospital Nardini participa de três congressos de cirurgia

Publicado em: 30/09/2016

O Bloco Cirúrgico do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá, junto ao Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do município, marcou presença em três congressos científicos da área ocorridos entre os meses de agosto e setembro. O último, o XVIII Congresso de Cirurgia do Rio de Janeiro, foi encerrado no dia 23 de setembro. O evento reuniu profissionais da área, promoveu fóruns de discussão e trouxe palestrantes de universidades e organizações de saúde de todo o país.

Equipe do Nardini no ‘Congresso Paulista de Cirurgia 2016’

Equipe do Nardini no ‘Congresso Paulista de Cirurgia 2016’

Neste encontro, a equipe apresentou trabalho científico exibido em pôster, intitulado “Isquemia mesentérica em caso de uso de varfarina: relato de caso”. Nos dias 9 e 10 de setembro, a participação dos profissionais foi no Congresso Paulista de Cirurgia 2016, que ocorreu no Centro de Convenções Rebouças, na Capital. Já no mês de agosto, entre os dias 8 e 13, os profissionais do Nardini estiveram no 41º Congresso Médico Universitário do ABC (COMUABC), considerado o maior congresso médico-universitário do País, realizado em Santo André e promovido pelos alunos da Faculdade de Medicina do ABC.

No Congresso Paulista de Cirurgia, que ocorre a cada dois anos, foram apresentados 14 trabalhos científicos em pôsteres desenvolvidos pelo Bloco Cirúrgico do hospital. Foi o serviço que mais levou trabalhos para apresentação. Esta é a segunda vez que o Nardini, junto à Residência Médica, participa deste congresso já consagrado no meio cirúrgico. “A presença nestes eventos é fundamental, pois é um dos principais métodos de se manter atualizado e em sintonia com os mais modernos métodos diagnósticos e de tratamento existentes”, comenta o Dr. Allison Takeo Tsuge, coordenador da Comissão de Residência Médica de Mauá (COREME) e cirurgião geral do Nardini.

Já o COMUABC, organizado pelos alunos, também contou com a participação de vários profissionais do hospital. Em especial, as aulas práticas “hands on”, que tiveram apoio e organização de médicos da unidade, como o Dr. Afonso Polimanti, Dr. Rafael Vilhena de Carvalho Fürst e Dr. Allison Takeo Tsuge. Os médicos residentes da Cirurgia Geral de Mauá também participaram como monitores durante o evento. Dentro da prática hands on, foram ministradas aulas e treinamentos em cirurgia endovascular, punções guiadas, cirurgia videolaparoscópica, cirurgias de urgência e emergência, técnicas de sutura de pele e enxertos. Neste evento, que dura uma semana, foram realizados cursos práticos e de imersão, palestras, paineis e apresentações de trabalhos científicos, o que dá a chance aos congressistas de se atualizarem com o que há de mais novo em pesquisa e atuação médica. “Com estas participações conseguimos despertar nos médicos residentes o interesse científico, que os deixam entusiasmados a sempre querer aprender mais e melhor, com os benefícios inegáveis aos verdadeiros alvos, que são as pessoas enfermas. Estimular o aprendizado é diretamente proporcional à melhoria da qualidade do serviço”, finaliza o Dr. Allison.

PRÓXIMOS EVENTOS

Outra área do hospital que terá participação em encontro científico será a equipe de Nutrição, que teve três trabalhos selecionados para o Mega Evento de Nutrição 2016, a ser realizado entre os dias 13 e 15 de outubro no Centro de Convenções e Eventos Frei Caneca, na Capital.