Hospital Nardini promove campanha de higienização das mãos

Publicado em: 10/05/2018

Funcionários apresentaram trabalhos para sensibilizar colaboradores sobre a proteção de pacientes e prevenção de doenças

 

Equipes assistenciais e administrativas foram orientadas sobre os ciclos de lavagem das mãos

Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em 5 de maio, o Hospital Nardini de Mauá promoveu em 4 de maio a campanha interna de lavagem correta das mãos, denominada “Um compromisso que salva vidas”.

Os colaboradores estão envolvidos na ação desde o início de março, quando formaram equipes para desenvolvimento de trabalhos que, posteriormente, foram submetidos a uma comissão julgadora, conforme regulamento. Foram apresentados vídeos com paródias musicais, poesias, jogo de tabuleiro, caça-palavras, maquete e banner. O objetivo é alertar profissionais e pacientes quanto à importância de fazer assepsia correta das mãos para evitar transmissão de infecções e doenças.

A equipe vencedora do concurso foi a “Hygiene Protection”, formada pelos funcionários Pedro Junior Rocha, Gleice Xavier, Rosangela de Freitas Lima e Deise Cristina Pimenta, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVE). Eles desenvolveram uma “corrida de bactérias”. “Nossa ideia foi despertar o interesse dos participantes e, ao mesmo tempo, promover a reflexão a partir de questões e desafios que envolvem a proteção de pacientes e profissionais”, explicou Pedro.

A equipe vencedora do concurso foi a “Hygiene Protection”, formada pelos funcionários Pedro Junior Rocha, Gleice Xavier, Rosangela de Freitas Lima e Deise Cristina Pimenta

“De forma lúdica eles conseguiram propor uma brincadeira e conscientizar que o simples ato de higienizar as mãos continua sendo a forma mais eficaz de evitar a proliferação de bactérias e até salvar vidas”, disse Dra. Adlin Savino Veduato, diretora técnica do hospital e membro do júri.

As três primeiras colocadas receberam cestas de produtos. Já os integrantes da equipe campeã participaram de sorteio de uma bolsa integral para curso de nível técnico na Alge Escola de Enfermagem. “A campanha deste ano superou nossas expectativas e vai ajudar a qualificar cada vez mais nossos colaboradores, pois seguiremos divulgando os trabalhos pelos setores ao longo do mês. Agradecemos a todos que se envolveram e aos nossos patrocinadores”, destacou Marlene de Oliveira, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Além da CCIH, a campanha “Higienização das Mãos 2018: Um Compromisso que Salva Vidas” foi organizada pelo Serviço Especializado de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Gerenciamento de Resíduos, Educação Permanente/Continuada e pelo departamento de Comunicação.