Hospital Nardini promove integração de estudantes do curso de Medicina

Publicado em: 03/03/2023

Alunos que farão estágio na unidade foram treinados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)

 

Estudantes do curso de Medicina da UNINOVE participaram, dia 15 de fevereiro, de um processo de integração no Hospital Nardini, em Mauá, junto aos representantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do Núcleo de Educação Permanente (NEPEP) da unidade. A primeira turma iniciou as atividades no hospital dia 6 de fevereiro.

No encontro, os alunos aprenderam como é o trabalho de alinhamento sobre a saúde dos pacientes, com o intuito de garantir a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) no âmbito hospitalar e o cuidado com o meio ambiente. “Dentro da unidade hospitalar esses estudantes serão orientados e capacitados para atuar nas enfermarias de clínica médica e cirúrgica, UTIs adulto, sala de emergência, pediatria, maternidade, ambulatório de especialidades, centro obstétrico e centro cirúrgico, durante todo este semestre”, disse a infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade, Dra. Fabiola Ribeiro de Assis.

“Eventos como este servem para integrar o estudante com o dia a dia profissional. O objetivo da integração é preparar os alunos que virão realizar suas atividades de prática no hospital, mostrando as regras e condutas a serem realizadas durante o período de estágio”, explica a enfermeira e coordenadora do NEPEP, Claudia Maria da Silva.

“As orientações apresentadas reforçam aos alunos a relevância dos cuidados através do uso de equipamentos de proteção individual e esclarecem as normas do ambiente que vamos frequentar. Isso ajuda a evitar acidentes e torna o ambiente hospitalar mais seguro para profissionais e pacientes”, finaliza o enfermeiro da SCIH, Michel Faria Barros.