Hospital Nardini reúne mais de 140 participantes em campanha contra a sepse

Publicado em: 30/09/2022

Dia 13 de setembro é marcado como Dia Mundial da Sepse. A data foi escolhida para estimular a conscientização e educação sobre a enfermidade, mais conhecida como septicemia ou infecção generalizada. Em alusão à data, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Nardini, em Mauá, promoveu dias 15 e 16 de setembro uma atividade destinada à capacitação de colaboradores com o objetivo de facilitar o reconhecimento precoce da doença e formas de prevenção. Ao todo, a ação organizada no auditório da unidade reuniu 142 participantes, entre colaboradores da equipe multidisciplinar e estudantes de cursos de enfermagem e medicina.

A campanha deste ano contou com palestra ministrada pelo membro do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren/SP), Sérgio Aparecido Cleto, com o tema “Sepse e as ações lúdicas”. “As equipes foram orientadas quanto à identificação precoce do quadro de sepse nos pacientes e a importância da aplicação do protocolo de sepse de forma rápida e adequada, com foco na diminuição da mortalidade pela doença. A não identificação do quadro de sepse impede a instituição de ofertar tratamento adequado, resulta em progressão para múltiplas disfunções orgânicas e compromete gravemente o prognóstico dos pacientes”, explica o enfermeiro especialista em SCIH, Michel Faria Barros.

A iniciativa teve apoio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (NEPEP) da unidade e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

SEGURANÇA DO PACIENTE

Entre 19 e 23 de setembro foi organizada mais uma campanha de segurança do paciente, em referência ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade, com apoio da Gerência de Enfermagem e do NEPEP, promoveu uma gincana que incentiva a prática das metas internacionais sobre o tema. A programação também contou com atividades educativas. Todos os participantes ganharam um crachá com as seis metas internacionais de segurança do paciente. A ação foi conduzida pela coordenadora de enfermagem e coordenadora do NSP, Juliana Antonio Bueno.

Além da gincana interativa, os colaboradores também participaram, dia 5 de setembro, de uma palestra sobre o tema ministrada pela integrante do Coren/SP, Claudia Satiko Takemura Matsuba.