Hospital Nardini treina equipes para atendimento de acidentes por animais peçonhentos

Publicado em: 29/07/2022

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NUVEH) do Hospital Nardini, em Mauá, organizou nos dias 14 e 15 de julho, no auditório da unidade, um treinamento destinado às equipes assistenciais e administrativas para atendimento de casos de acidentes com animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras venenosas. A iniciativa teve apoio do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (NEPEP) do hospital.

Participaram da ação médicos, médicos residentes, equipe de enfermagem, farmácia, plantão administrativo, controladores de acesso e recepcionistas. Foram abordados os temas: identificação de animais peçonhentos; classificação dos casos; serviços de referência; sinais e sintomas; primeiros socorros e soroterapia; e preenchimento de notificação. O objetivo é atualizar os profissionais da saúde quanto aos fluxos corretos de atendimento destes casos.

“Acidentes por animais peçonhentos são envenenamentos causados quando o animal injeta seu veneno por meio de estruturas especializadas como cerdas, presas ou ferrões. Todo ano são registrados mais de 100 mil atendimentos e esses acidentes, que crescem a cada ano, têm altas taxas de letalidade e morbidade. As serpentes e escorpiões são os principais responsáveis pelos acidentes graves e causam grande número de óbitos. Estes acidentes necessitam de atendimento de urgência com soroterapia (antiveneno) nos casos moderados e graves devido às características que apresentam, como a rápida evolução e agravamento do estado de saúde, podendo deixar sequelas graves ou levar à óbito em poucas horas”, explica o biólogo da Vigilância Epidemiológica de Mauá, Lucas Lemes dos Santos.

O treinamento foi organizado pela enfermeira do NUVEH e especialista em Saúde Pública, Clemilda Aparecida Matias Toledo.