Hospital Santa Cecília recebe pacientes graves com Covid-19 de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Publicado em: 07/06/2021

Primeira transferência foi realizada na noite de 6 de junho, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo

 

Traslado foi feito em ambulâncias até a Base Aérea de Campo Grande, de onde embarcaram para o Aeroporto de Congonhas, em SP

O Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília, gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, recebeu em junho sete pacientes graves com Covid-19 transferidos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os dois primeiros pacientes deram entrada às 22h30 do dia 6 de junho, encaminhados de Campo Grande, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de MS. Eles estavam internados em unidades de saúde sul-mato-grossenses e suas famílias deram autorização para a transferência. O traslado foi feito em ambulâncias até a Base Aérea de Campo Grande, de onde embarcaram para o Aeroporto de Congonhas, na Capital paulista.

O secretário de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, agradeceu o gesto humanitário do Governo de São Paulo. “Seremos eternamente gratos com São Paulo, assim como Rondônia, por essa ajuda tão importante neste momento crítico que Mato Grosso do Sul está enfrentando”, destacou.

A Central Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul está levantando junto aos municípios da microrregião de Campo Grande outros pacientes elegíveis para a transferência. Além dos dois casos encaminhados ao Hospital Santa Cecília, outros três foram enviados na mesma data ao Hospital Geral de Vila Penteado.

CUIABÁ-MT

Em 7 de junho, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília recebeu mais dois pacientes, desta vez encaminhados de Cuiabá, no Mato Grosso. No dia seguinte (08/06), outros três pacientes do MT foram internados na unidade na Capital paulista. “Todos foram direcionados para a UTI e estamos mantendo os familiares informados com boletim médico diário, passado por meio do trabalho de ‘visita virtual’. Também estamos encaminhando boletins médicos à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, para que possa manter atualizadas as secretarias de Saúde de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, informa a diretora-geral do Hospital Santa Cecília, Dra. Sandra Giron Gallo.

EXCLUSIVO CONTRA A COVID

O Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília, inaugurado em meados de abril, funciona atualmente com 60 leitos, sendo 40 de enfermaria e 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com a entrega da UTI do 7º andar, em 19 de maio, a FUABC completou a oferta de leitos previstos no contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde.

Localizado na região central da Capital, o Hospital está instalado em prédio com 10 andares cedido por um ano ao Estado pela iniciativa privada, onde funcionou o Hospital Santa Cecília até 2019 – desde então, a unidade permaneceu desativada. O plano de trabalho apresentado pela Fundação do ABC foi eleito vencedor para celebração do convênio emergencial para gerenciamento da unidade, cuja publicação no Diário Oficial do Estado ocorreu em 27 de março. Na mesma data, comitiva da FUABC e da Secretaria de Estado da Saúde estiveram no local para receber as chaves.

A partir de então, em apenas 15 dias o hospital recebia o primeiro paciente internado por Covid-19, às 20h04 de 11 de abril. Com alas e leitos abertos gradativamente, foram 54 dias entre o recebimento das chaves e o cumprimento integral do contrato, com a entrega dos 60 leitos. Todas as equipes da Fundação do ABC estiveram envolvidas no processo e trabalharam ininterruptamente para a contratação de pessoal, revisão de todas as instalações, aquisição de insumos e medicações, reformas, compra e instalação de equipamentos, entre muitas outras ações básicas necessárias para a abertura da unidade.