Hospital Santa Cecília terá 44 novos leitos em julho

Publicado em: 08/07/2021

Exclusivo para o combate à Covid-19, equipamento do Governo do Estado é gerenciado pela Fundação do ABC e contará com total de 104 leitos

Serão 20 novos leitos de UTI e 24 de enfermaria

Parceria entre a Fundação do ABC e o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília abrirá mais 44 leitos até o final de julho, atingindo total de 104 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com a Covid-19. Serão 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Campanha e outros 24 de enfermaria.

A implantação será gradativa e os trabalhos começaram em 1º de julho, com a abertura de uma UTI no 7º andar com 10 leitos. Até a metade do mês está prevista a operação de mais 10 leitos de UTI no 9º andar. Entre 26 e 30 de julho a ampliação será concluída, com o funcionamento de 24 novos leitos de enfermaria no 8º andar.

“O Hospital Santa Cecília tem mantido média de 85% de ocupação e está entre as principais referências do Estado para o enfrentamento à Covid-19. Temos ciência da importância deste trabalho e é muito gratificante acompanhar a recuperação e a alta dos pacientes que têm vencido a doença”, informa a diretora-geral do Hospital Santa Cecília, Dra. Sandra Giron Gallo.

A coordenadora de Recursos Humanos do hospital, Edilaine Correia, junto às doações recebidas por pacientes satisfeitos com o atendimento

GRATIDÃO

Para a dirigente, o carinho e reconhecimento de pacientes e familiares têm sido muito importantes na valorização e motivação das equipes. “Temos recebido várias doações espontâneas de pacientes, familiares e até mesmo de colaboradores da Fundação do ABC, em benefício dos pacientes internados. São demonstrações de gratidão e amor pelo trabalho que estamos realizando no Hospital”, acrescenta Dra. Sandra Gallo.

Recentemente, a família de um dos pacientes encaminhados de Mato Grosso doou um colchão pneumático para UTI, que previne a formação de feridas nas costas de doentes intubados. Com o início do inverno, muitas doações de roupas de frio também têm chegado à unidade, assim como itens de higiene e de uso pessoais, como sabonetes, escovas e pastas de dente, aparelhos de barbear, chinelos e até mesmo bíblias e revistas de palavras cruzadas.

Para a diretora-geral, a sensação é gratificante, de “dever cumprido com responsabilidade e êxito”. Dra. Sandra Gallo completa: “Este sentimento gratificante não diz respeito somente a entrega dos leitos, mas também sobre a assistência humanizada e respeitosa que estamos proporcionando aos pacientes e seus familiares. Temos uma equipe comprometida em fazer o melhor, proporcionando assistência de qualidade e empática aos nossos pacientes. Eu só tenho a agradecer a todos, sem exceção”.

REFERÊNCIA CONTRA COVID-19

O Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília foi inaugurado em meados de abril como Hospital de Campanha do Governo do Estado, exclusivo para o atendimento de casos de Covid-19.

Localizado na região central da Capital, o Hospital está instalado em prédio com 10 andares cedido por um ano ao Estado pela iniciativa privada, onde funcionou o Hospital Santa Cecília até 2019 – desde então, a unidade permaneceu desativada. O plano de trabalho apresentado pela Fundação do ABC foi eleito vencedor para celebração do convênio emergencial para gerenciamento da unidade, cuja publicação no Diário Oficial do Estado ocorreu em 27 de março. Na mesma data, comitiva da FUABC e da Secretaria de Estado da Saúde estiveram no local para receber as chaves.

A partir de então, em apenas 15 dias o hospital recebia o primeiro paciente internado por Covid-19, às 20h04 de 11 de abril. Com alas e leitos abertos gradativamente, foram 54 dias entre o recebimento das chaves e o cumprimento integral do contrato, com a entrega de 60 leitos. Todas as equipes da Fundação do ABC estiveram envolvidas no processo e trabalharam ininterruptamente para a contratação de pessoal, revisão de todas as instalações, aquisição de insumos e medicações, reformas, compra e instalação de equipamentos, entre muitas outras ações básicas necessárias para a abertura da unidade.

Ao final de julho serão 104 leitos em funcionamento na unidade, sendo 40 de UTI e 64 de enfermaria.