Idosas atendidas em São Mateus vão à estreia do Corinthians no ‘Brasileirão’

Publicado em: 15/05/2017

Em homenagem ao Dia das Mães, mulheres atendidas no Programa de Acompanhamento de Idosos (PAI) de São Mateus foram à Arena Corinthians para “Corinthians x Chapecoense”

 

O Programa de Acompanhamento de Idosos (PAI) de São Mateus, distrito da Zona Leste da Capital, levou no dia 13 de maio 40 mães idosas para assistir e participar do jogo entre Corinthians x Chapecoense. A partida marcou a estreia da equipe paulista no Campeonato Brasileiro, na Arena Corinthians, em Itaquera. A iniciativa, que teve apoio e parceria do clube, homenageou as pacientes idosas do programa no Dia das Mães, com foco no incentivo à recreação, melhoria da autoestima, qualidade de vida e inclusão social.

Mães idosas conheceram a sede social do clube e o Memorial do Corinthians

Atualmente o PAI atende a 120 idosos na região, sendo 98 mulheres. Participaram do evento 40 mães que têm entre 60 e 90 anos. Os atendimentos do programa são domiciliares e realizados por médicos, enfermeiros, cuidadores e assistentes sociais. A equipe também dispõe de carro e motorista para transporte das pacientes. Para participar da atividade de sábado, que durou o dia inteiro, as equipes selecionaram as pacientes com maior estabilidade clínica, uma vez que há idosas acamadas, com redução de mobilidade, Alzheimer, hipertensão, diabetes, entre outras patologias. A maioria das mães idosas, fragilizadas, residem sozinhas e tem pouco envolvimento familiar. Por isso, devido à carência afetiva, constroem vínculos estreitos com a equipe do PAI.

Às vésperas da data do jogo, o clima já era de completa euforia. “Foi uma grande festa, estavam ansiosas e entusiasmadas. A maioria delas pouco desfruta de lazer, pois geralmente as saídas resumem-se a eventos religiosos. Quando promovemos atividades de recreação, observamos a renovação da alegria de viver em cada paciente”, comenta a coordenadora do programa, Rosana Aparecida de Oliveira.

No dia do passeio, o próprio ônibus do clube buscou as mamães idosas em São Mateus. A programação consistiu em visitar a sede social do clube e o Memorial do Corinthians, no Parque São Jorge, onde também foi oferecido café da tarde. Em seguida, foram transportadas à Arena Corinthians, em Itaquera, para conhecerem o estádio, vestiários e interagirem com jogadores e comissão técnica. Na hora do jogo, as pacientes ficaram alocadas no setor mais nobre da Arena, a ala oeste. Cinco profissionais supervisionaram a visita, entre eles coordenação, cuidadores e enfermeiros.

O PAI

O distrito de São Mateus tem 16 mil idosos, sendo que 120 deles são acompanhados e reabilitados pelas equipes do PAI. São desenvolvidas práticas de autocuidado, autonomia e que estimulam a independência. O programa tem por objetivo evitar ou adiar a institucionalização e oferecer aos idosos em situação de fragilidade clínica uma vida mais autônoma, sem isolamento ou exclusão social. Os avanços são contabilizados com muita comemoração. No início do programa, no ano passado, 28 idosos usavam cadeiras de rodas ou eram acamados. Cinco meses depois, nove já conseguiam andar sem apoio.

A excelência do atendimento do PAI São Mateus já é reconhecida dentro e fora do país. O trabalho “Programa PAI, reabilitando idosos em São Mateus”, implementado em 2016, foi selecionado entre as 12 melhores experiências nacionais na primeira edição do “Mapeamento de Experiências de Excelência no Cuidado à Pessoa Idosa no Contexto Domiciliar”, promovido pelo Ministério da Saúde. O mesmo trabalho representou o Brasil em congresso internacional realizado no Peru, em 2 de dezembro do mesmo ano.

Atualmente a Fundação do ABC, por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, gerencia as unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, composta por 35 serviços em 19 endereços. Entre eles estão: um Pronto Atendimento, cinco AMAs/UBS integradas (Assistência Médica Ambulatorial/Unidades Básicas de Saúde), um Hospital Dia da Rede Hora Certa, um Centro de Especialidades Odontológicas, seis NASFs (Núcleo de Atenção à Saúde da Família) e 11 UBSs.