Inscrições para curso da Harvard terminam em 31 de janeiro

Publicado em: 20/01/2017

A Harvard T.H. Chan School of Public Heath está com inscrições abertas para a 6ª edição do curso de pesquisa clínica “PPCR – Principles and Practice of Clinical Research”, cujas aulas ocorrem em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC (CEPHO-FMABC). As inscrições vão até 31 de janeiro e o objetivo do curso é capacitar profissionais ao desenvolvimento de pesquisa clínica, tendo como bases a metodologia e a expertise de uma das mais conceituadas instituições de ensino e pesquisa do mundo.

O curso de pesquisa clínica da Harvard tem duração de 9 meses, com encontros semanais no anfiteatro do CEPHO, no próprio campus da FMABC em Santo André (SP). As aulas estarão a cargo de professores norte-americanos e serão ao vivo via videoconferência. A equipe do CEPHO coordenará dinâmicas de grupo e demais atividades que necessitem de interação entre os alunos, inclusive com participação de grupos de outras partes do mundo.

Podem se inscrever professores, pesquisadores e alunos interessados em conhecer os conceitos e desenvolver habilidades na área de pesquisa clínica. As aulas ocorrerão às quintas-feiras, das 17h às 20h. Toda a seleção, análises de currículo e dos requisitos mínimos necessários serão feitas diretamente pela equipe da Harvard, assim como a emissão dos certificados de conclusão.

Interessados podem obter mais informações pelos sites www.pesquisaoncologia.com.br e www.ppcr.org ou diretamente no CEPHO, com Karen Sayuri Kusano de Paiva: (11) 4993-5491 (ramal 542), karen.paiva@cepho.org.br e contato@cepho.org.br.

TRADIÇÃO E SEGURANÇA

Reconhecido nacional e internacionalmente, o CEPHO – Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia funciona desde 2000 e contabiliza cerca de 170 estudos clínicos entre protocolos finalizados, em andamento e em fase regulatória. Mais de 1.500 pacientes já foram tratados no local ou se beneficiaram de seu aparato científico. Hoje são 85 pacientes atendidos em aproximadamente 60 pesquisas em andamento em áreas como câncer de pulmão, próstata, mama, cabeça e pescoço, pele (melanoma), linfomas e mieloma múltiplo, entre outras. Cerca de 90% das pesquisas são multicêntricas, ou seja, ocorrem simultaneamente em diversos centros de pesquisa do mundo, permitindo aos pacientes acesso a tratamentos de ponta em vários países.

A unidade destina-se ao desenvolvimento de projetos de pesquisa junto à graduação (Liga de Oncologia) e à pós-graduação (programas de Mestrado e Doutorado), bem como às pesquisas clínicas patrocinadas pela indústria farmacêutica. As diretrizes da instituição são seguidas sob a luz dos conceitos éticos e legais em estudos clínicos envolvendo seres humanos, de acordo com as normatizações ICH-GCP (International Conference of Harmonization and Good Clinical Practices), conforme resolução 466/2012 CNS/MS.

Além de usar medicações convencionais, disponíveis na maioria dos centros de excelência, os pacientes inscritos no CEPHO têm acesso a novas drogas, que podem aumentar as possibilidades de controle da doença e melhorar da qualidade de vida.