Inscrições vão até 25 de janeiro para benefício inédito do PROSUP-Capes

Publicado em: 17/01/2013

A Faculdade de Medicina do ABC acaba de ser contemplada com 4 bolsas de Doutorado e uma de Mestrado por meio do PROSUP (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares), do Ministério da Educação. São agora 7 bolsas PROSUP, já que até 2012 somente o Mestrado era beneficiado com 2 bolsas desse programa. A conquista é inédita na trajetória da Medicina ABC e resulta de pré-requisitos como boa avaliação dos cursos stricto sensu pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A FMABC é avaliada com nota 4, próxima da pontuação máxima 5. O topo, as notas 6 e 7, é para outros níveis de excelência universitária.

“É um ganho importante para a instituição, sobretudo pelo fato de o CNPq, órgão financiador de pesquisas no Brasil, aceitar essas bolsas em nível institucional, da faculdade. Até agora nossas bolsas eram individuais, aprovadas para cada pesquisador”, explica Dr. Caio Parente Barbosa, coordenador da Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da FMABC. As inscrições de candidatos vão até 25 de janeiro e o edital pode ser conferido no site www.fmabc.br.

Tanto o Mestrado quanto o Doutorado da Faculdade estão na nomenclatura Ciências da Saúde. Tendo em vista que as bolsas de pós-graduação visam principalmente formar novos pesquisadores, a FMABC prioriza, na análise das solicitações, candidatos com menos de cinco anos de formação e que tenham concluído o curso de graduação dentro do prazo normal de sua duração, com histórico escolar excelente e, preferencialmente, com estágio de iniciação científica. O projeto deverá ser desenvolvido integralmente na Faculdade de Medicina do ABC.

A seleção dos candidatos será realizada por meio da análise da proposta, do currículo do aluno, do orientador e da entrevista, além de ser avaliada por banca de três orientadores permanentes não envolvidos com o projeto de pesquisa. O resultado final sai em 25 de fevereiro.

Pós em crescimento: O aumento das bolsas PROSUP-Capes decorre da reestruturação que o governo federal promoveu nessa esfera a partir da Portaria 190 de 17 de setembro de 2010, buscando acompanhar a expansão dos cursos de pós-graduação no País. A nova proposta visa aumentar a cobertura que atualmente representa cerca de 12% dos alunos no segmento (3.603 beneficiários no total de 28.893 discentes) para cerca de 31% (9.068 no total de 28.893). O PROSUP foi instituído em abril de 2000.

Na FMABC o Doutorado foi instituído no segundo semestre de 2010, elevando o patamar da escola da condição de repassadora de conhecimento (ensino) para produtora de conhecimento (pesquisa). Já foram titulados 10 doutores e 60 estão em andamento. No Mestrado, credenciado em 2003, a FMABC já formou 167 mestres em Ciências da Saúde e acolhe atualmente 305 entre matriculados e ouvintes.