Instituto Emílio Ribas do Guarujá recebe fonte de energia alternativa

Publicado em: 26/05/2022

Conquista possibilita importante avanço nos projetos de responsabilidade ambiental

 

Ao todo, foram instaladas 224 placas de células fotovoltaicas que produzirão energia limpa e renovável

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá (IIER-II), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, foi beneficiado pelo Projeto Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que, por meio da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Piratininga), realizou a instalação de 224 placas de células fotovoltaicas que produzirão energia limpa, renovável e sustentável.

As unidades de pronto atendimento adulto e infantil (UPAs) da Prefeitura Municipal do Guarujá, que ficam no mesmo prédio, também foram beneficiadas.

A estimativa do projeto é que sejam gerados em torno de 109.343 kWh/ano, o que representará uma economia de cerca de 10% do consumo atual de energia elétrica.

Os impactos de redução serão mais expressivos a partir de outubro. Até setembro, a incidência de radiação solar é menor devido ao período de inverno. Quanto maior a incidência de radiação solar sobre as placas, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. Os dados serão monitorados pela própria CPFL.

Ao todo, foram investidos R$ 400 mil. O PEE tem o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia. As concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a aplicar anualmente um montante de sua receita líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico.

PRÊMIO AMIGO DO MEIO AMBIENTE

Em 2017, a unidade recebeu o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde. Na época, todas as lâmpadas fluorescentes foram substituídas por sistema LED, que não traz em sua composição metais lesivos ao meio ambiente como chumbo e mercúrio. As lâmpadas de LED são fabricadas com material desenvolvido da palha do milho, portanto, naturalmente biodegradáveis e também resistentes à queda. Foram adquiridas 510 lâmpadas LED, além de 14 refletores de alto brilho, o que somou um investimento de R$ 49,1 mil.

Nas demais edições da premiação, o IIER-II recebeu três certificações de Menção Honrosa por projetos relacionados à construção de abrigo externo para resíduos recicláveis, ações de jardinagem e redução da contaminação ambiental por cianeto no laboratório de análises clínicas.

O hospital também participa do Desafio Saúde pelo Clima, programa coordenado pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis que reúne e mobiliza organizações de saúde de todo o mundo a se tornarem mais resilientes e reduzirem progressivamente suas emissões. O programa oferece ferramentas e apoio técnico para ajudar as organizações de saúde a mensurar, controlar, monitorar e reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).