Publicado em: 10/10/2023
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II (IIER2), no Guarujá, recebeu oficialmente em 9 de outubro o certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, a unidade foi avaliada em agosto deste ano e agora é acreditada ONA Nível 1, sendo a primeira instituição de saúde 100% SUS (Sistema Único de Saúde) da Baixada Santista a receber esta certificação.
O certificado foi entregue pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde – IBES, por meio do coordenador administrativo e financeiro, Rodrigo Rubião. A cerimônia iniciou com as palavras do diretor-geral da unidade, Reginaldo Reple, que agradeceu aos colaboradores pela dedicação em busca deste resultado, o que demandou esforços e mudança cultural de trabalho. Em seguida, Rodrigo Rubião parabenizou a todos e reforçou a importância do trabalho em equipe para a manutenção da certificação e oportunidades de upgrades nos próximos anos.
A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde. O IIER2 precisou comprovar que atende aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A metodologia ONA acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.