Emílio Ribas do Guarujá firma parceria para ampliar acolhimento a pacientes

Publicado em: 23/02/2024

A parceria intensifica as ações voltadas ao atendimento humanizado durante a internação e o apoio social na desospitalização

 

Durante a internação no Emílio Ribas Baixada Santista, os pacientes recebem visitas de voluntários da Associação Santa Isabel

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II Baixada Santista (IIER2), localizado no Guarujá (SP), firmou parceria com a Associação Santa Isabel (ASI) para intensificar o acolhimento e atendimento humanizado aos pacientes durante a internação e após a alta hospitalar.

A iniciativa busca garantir apoio aos pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose, HIV e pneumonia, bem como aos seus familiares. Além disso, também serão beneficiados os pacientes atendidos no Ambulatório de Diagnósticos da unidade.

Durante a internação, voluntários da ASI realizarão visitas periódicas para desenvolver atividades recreativas com os pacientes, como trabalhos manuais, música, leitura e pintura. A intenção é amenizar o sofrimento respeitando as particularidades psicológicas, sociais e espirituais de cada um.

Já após a desospitalização, a parceria prevê a captação de recursos e doações que contribuam com a continuidade do tratamento em casa.

No ambulatório, os voluntários atuarão na recepção e acolhimento dos pacientes e acompanhantes, visando tornar mais tranquila a espera pelos exames.

Com 25 anos de atuação, a ASI é uma organização sem fins lucrativos, cujos projetos com voluntários visam promover a humanização e melhoria da qualidade de vida de pacientes em tratamento hospitalar e seus familiares.