Instituto Ideia Fértil ganha equipamentos para pesquisas avançadas em reprodução assistida

Publicado em: 13/06/2014

Pacientes que necessitam de atendimento diferenciado em reprodução assistida – a preços acessíveis – poderão encontrar novas oportunidades de pesquisa e tratamento no Grande ABC. O Instituto Ideia Fértil, organização sem fins lucrativos ligada à Faculdade de Medicina do ABC, recebeu dois equipamentos de alta tecnologia que permitem mapear o DNA e descobrir alterações genéticas ligadas à infertilidade feminina e masculina.

Avaliados em R$ 600 mil, os sequenciadores de DNA foram doados pela Merck Serono e têm como função a prática da medicina personalizada na área da Reprodução Humana Assistida, permitindo pesquisas e tratamentos mais avançados para problemas ligados à infertilidade conjugal, incluindo pacientes portadoras de endometriose. Com isso, o Instituto Ideia Fértil passa a ser a única organização sem fins lucrativos do Brasil a dispor desse tipo de equipamento, uma vez que apenas as clínicas particulares têm esta estrutura.

De acordo com o presidente do Instituto Ideia Fértil e professor responsável pelo setor de Genética e Reprodução Humana da FMABC, Dr. Caio Parente Barbosa, com a chegada dos novos sequenciadores de DNA, o atendimento às necessidades dos pacientes será ainda mais completo e avançado, sempre tendo em mente que a missão do instituto é oferecer tratamentos de fertilidade a um custo acessível, que pode ser até 70% menor do que os valores cobrados por clínicas particulares.

“Oferecemos diversos atendimentos destinados à fertilidade, que abrangem casais com infertilidade conjugal ou pacientes com câncer, envolvidos em quimioterapia e radioterapia. Além disso, tratamos portadores de infecções virais crônicas que têm o desejo de ter filhos sem o risco de contaminar o parceiro. A procura pelo instituto é grande. Em média, atendemos de 200 a 300 novos casais por mês em busca da realização da maternidade e paternidade”, afirma Dr. Caio Parente Barbosa.

Uma pesquisa que está sendo desenvolvida pela Faculdade de Medicina do ABC e Instituto Ideia Fértil busca identificar alterações genéticas que possam prejudicar a fertilidade e, consequentemente, os resultados dos tratamentos de reprodução assistida. De acordo com a geneticista Bianca Bianco, que é orientadora permanente e vice-coordenadora de Pós-graduação da FMABC, existem grupos de genes que podem afetar a resposta do organismo à estimulação ovariana – procedimento utilizado em casos de infertilidade. “Sem realizar o sequenciamento dos genes para identificar essas alterações, a resposta ao tratamento é muito variável e difícil de ser prevista, podendo ser satisfatória ou causar a síndrome de hiperestimulação ovariana, uma complicação grave na fertilização in vitro. Esses equipamentos de alta tecnologia trazem enormes ganhos à pesquisa relacionada à fertilidade”, garante a especialista.

 

Responsabilidade social

Além dos tratamentos de baixo custo, desde 2010 o Instituto Ideia Fértil realiza atendimento gratuito a mulheres com risco de perda de fertilidade, como pacientes com câncer. Estudos revelam que mulheres em quimioterapia têm entre 40% e 100% de chances de ficarem inférteis.

No Ideia Fértil é possível congelar óvulos e fragmentos de ovários das pacientes antes que iniciem o tratamento contra o câncer, preservando gratuitamente a fertilidade dessas mulheres. Da mesma forma, no caso de homens o congelamento de sêmen também é realizado sem custos para portadores de doenças potencialmente prejudiciais à fertilidade.

 

Atendimento de ponta

Desde 2010 o Instituto Ideia Fértil funciona em prédio próprio no campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André. No local são realizadas inseminações artificiais, consultas, exames e até mesmo procedimentos cirúrgicos. “Hoje realizamos mensalmente cerca de 120 ciclos de fertilização. São em média 200 a 300 novas consultas todos os meses”, afirma o presidente do Instituto Ideia Fértil e professor responsável pelo setor de Genética e Reprodução Humana da FMABC, Dr. Caio Parente Barbosa.

Estima-se que aproximadamente 15% da população sofra de infertilidade. Em geral os problemas são 40% dos homens, 40% das mulheres e 20% do casal. Nos homens, a grande maioria está relacionada à falta de espermatozoides. Já no público feminino as causas principais são endometriose e distúrbios de ovulação. “A média é de 2 meses entre a primeira consulta e a inseminação. Nesse período são realizadas investigação das possíveis causas de infertilidade e exames, que nas mulheres ocorrem somente durante o ciclo menstrual”, explica Dr. Caio Parente.

O primeiro contato deve ser pelo telefone (11) 4433-2830 ou pelo e-mail atendimento@ideiafertil.com.br para agendar participação em palestra inicial gratuita, a fim de conhecer todo o processo e verificar o real desejo de seguir em frente. Não há fila de espera. O Instituto Ideia Fértil atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, no próprio campus da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821, Santo André – SP).