Hospital Irmã Dulce comemora festa junina na Pediatria e Saúde Mental

Publicado em: 28/06/2018

 Eventos comemorativos constam no calendário da instituição e estimulam a humanização entre funcionários e pacientes

 

Funcionários e pacientes durante celebração na Psiquiatria. Objetivo é estimular a ressocialização dos usuários

Comidas típicas e músicas tradicionais de festas juninas animaram a manhã de pacientes internados na Ala Psiquiátrica do Hospital Municipal Irmã Dulce da Praia Grande, dia 20 de junho. Como parte das terapias ocupacionais desenvolvidas no setor, o entretenimento envolveu todas as equipes, que realizaram a decoração do local e substituíram seus jalecos por trajes característicos.

Iniciativas da Comissão de Humanização do Complexo Hospitalar, sob coordenação da gerência geral de Enfermagem, as oficinas terapêuticas proporcionam inúmeros benefícios aos portadores de transtornos psíquicos. Atividades artísticas, musicais e artesanais como pintura, desenho e colagens compõem a programação que ajudam a ressocializar os pacientes.

Para a gerente geral de Enfermagem, Renata Meroti, o trabalho realizado pela equipe complementa o atendimento clínico administrado pela equipe médica que visa a promoção da saúde mental. “Comemorar datas festivas como estas proporcionam interação e fazem lembrar a convivência familiar. São mecanismos que permitem uma abordagem multidisciplinar, previstos na proposta psicossocial da Política Nacional de Saúde Mental”, disse.

Associadas ao acolhimento ofertado no setor, as terapias também estimulam a autoestima dos pacientes. Para ficarem sintonizados com a atualidade, os usuários ainda têm à disposição uma TV, onde podem, inclusive, assistir aos jogos da Copa do Mundo e demais programações televisivas. A Ala Psiquiátrica tem capacidade para 12 pacientes.

CRIANÇAS INTERNADAS

Evento na Pediatria contou com a presença de um cão do Canil da Guarda Civil Municipal de Praia Grande

A Pediatria também ganhou festejos juninos da equipe do Irmã Dulce. Uma iniciativa do grupo Amigos Solidários do Bairro Flórida, realizada dia 27 de junho em conjunto com integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), levou descontração às crianças internadas na unidade. Com a colaboração da Comissão de Humanização do Complexo Hospitalar, músicas, comidas e trajes típicos juninos animaram pacientes e funcionários.

Representante dos moradores do Bairro Flórida e fundadora do grupo, Cássia Regina Leão Barbosa, acompanhada de outros colaboradores, arrecadaram alimentos para produzirem as receitas tradicionais caipiras. “Fizemos cachorro-quente, bolos, cuscuz e outras iguarias para alegrar as crianças. Quando sabem que são para uma finalidade como esta, todos querem ajudar”, disse.

A animação ainda contou com a presença de um cão, do Canil Municipal da GCM, que foi levado até a brinquedoteca da Ala Pediátrica e encantou e atraiu a atenção das crianças. “É um momento raro, que muda totalmente a rotina deste pacientes que para nós são mais que especiais”, disse a líder da Comissão de Humanização do Irmã Dulce, Josefa Carlos Cavalcante de Araújo.

O entretenimento diário na unidade e em outras alas é coordenado pela gerência geral de Enfermagem e ocorre em todas as datas comemorativas do ano.