Irmã Dulce intensifica preparo de equipes para ampliar captação de órgãos

Publicado em: 11/10/2017

Treinamento com equipes da UTI foi promovido na última semana de setembro (HMID/Maitê Morelatto)

Com o objetivo de manter os resultados na captação de órgãos em patamares cada vez maiores, a Diretoria Geral do Complexo Hospitalar Irmã Dulce da Praia Grande realiza capacitações periódicas com as equipes do setor. A sensibilização da família e a postura adequada para abordar o assunto foram os assuntos do último treinamento, ocorrido na última semana de setembro.

Desde janeiro, a equipe a Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIDOTT), do Irmã Dulce, contabilizou 56 notificações sobre pacientes com possibilidades de doar órgãos. Destes, 37 tiveram suas doações efetivadas, o que representa um dos melhores resultados no Estado de São Paulo. Apesar disso, a busca por cada vez mais doadores tam sido desafio constante das equipes que realizam os procedimentos.

Para o diretor clínico do Irmã Dulce, Dr. Renato Luís Borba, a conscientização da família é uma barreira a ser ultrapassada. “É muito importante que as pessoas falem mais sobre o tema no dia a dia e manifestem a intenção de doar seus órgãos. Com a decisão manifesta, na ocorrência de um evento que venha resultar na morte encefálica do paciente, a família já estará ciente e isso facilitará o processo para a captação”, ressaltou.

Para ser doador, basta avisar à família. Um doador pode beneficiar mais de 12 pessoas com os seguintes órgãos: córneas, coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas, ossos, pele e artérias.