‘Irmã Dulce’ tem aumento de partos no semestre

Publicado em: 04/09/2015

A Maternidade do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande registrou no primeiro semestre deste ano aumento de pelo menos 15% no número de partos na comparação com o ano passado. A procura pelo atendimento por pacientes de outros municípios seria um dos motivos para a elevação. Outro fator seria a qualidade do serviço público no município.

O fechamento de maternidades em cidades vizinhas como Mongaguá e Peruíbe também estaria relacionada ao quadro. De janeiro a junho do ano passado, 1.367 mães deram à luz na maternidade local. No mesmo período deste ano, o número foi de 1.563 partos, ou seja, 196 a mais que em 2014.

Segundo a enfermeira-obstetra Janete de Carvalho Lopes, que coordena a Maternidade e o Centro Obstétrico do Irmã Dulce, o excesso de pacientes leva ao aumento de leitos por quartos. “Temos 26 leitos disponíveis em 13 quartos e, em alguns plantões, chegamos a receber 52 pacientes. Isso nos obriga a providenciar leitos extras. De alguma forma, isso gera um desconforto para as mães, mas felizmente não chega a comprometer o atendimento”, disse.

No hospital, todos os bebês só recebem alta após a realização de exames como Teste da Orelhinha, Teste do Olhinho (Teste do Reflexo Vermelho) e o Teste do Pezinho (Triagem Neonatal). Por meio das análises, a detecção precoce permite que o diagnóstico ocorra antes mesmo que os primeiros sintomas das patologias sejam sentidos.