Laboratório da FMABC é credenciado para rede estadual de testes da “monkeypox”

Publicado em: 10/08/2022

Foto: Divulgação/FMABC

O Centro Universitário FMABC prestará serviço de treinamento em protocolos de atendimento e orientações sobre a Monkeypox para os profissionais da rede de atenção à saúde do município de Rio Grande de Serra. A parceria foi firmada dia 11 de agosto, em reunião entre o reitor em exercício da instituição de ensino, Dr. Fernando Fonseca, e o secretário de Saúde do município, Luís Fernando Pinotti.

Também participaram do encontro a pró-reitora de graduação do Centro Universitário, Dra. Roseli Oselka, e a gerente dos ambulatórios da entidade, Elisangela Rosa Lima. A colaboração prevê que os profissionais da FMABC ofereçam seu conhecimento e experiência para compartilhar informações relevantes sobre os procedimentos indicados em casos suspeitos da doença, fortalecendo o processo de educação continuada na saúde pública.

O treinamento está previsto para acontecer no dia 30 deste mês. Além de Rio Grande da Serra, os outros municípios da região do Grande ABC também contarão com a participação do Centro Universitário FMABC para apoiar seus profissionais de saúde no combate à doença, que tem apresentado crescimento no número de casos nas últimas semanas.

“Como Centro Universitário, nosso papel é manter o compromisso com o aprendizado e com a qualificação de profissionais de saúde. Por isso sempre nos colocamos à disposição para apoiar os municípios e auxiliar a comunidade que será atendida”, explica o reitor em exercício, Dr. Fernando Fonseca.

Está é mais uma iniciativa da FMABC no enfrentamento à Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. Além dos treinamentos que serão oferecidos, a instituição também foi recentemente credenciada pelo Instituto Adolfo Lutz para fazer parte da rede estadual de diagnósticos da doença, com amostras sendo examinadas em seu Laboratório de Análises Clínicas.