Laboratório da FMABC fará diagnósticos da varíola dos macacos

Publicado em: 22/07/2022

O Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário FMABC, em Santo André, passou a realizar em julho diagnósticos do vírus monkeypox, transmissor da doença popularmente conhecida como varíola dos macacos. As análises são feitas a partir de amostras coletadas de pacientes de hospitais da região do ABC, acompanhadas de solicitação médica.

O exame que identifica a doença é feito utilizando biologia molecular, a partir da técnica de PCR em tempo real. Os pacientes têm seu material genético coletado com um cotonete aplicado nas lesões ou por meio de biópsia. As amostras enviadas para o laboratório da FMABC são verificadas em uma sonda capaz de identificar todas as variantes da varíola do macaco que já foram descritas até o momento.

A iniciativa traz ao ABC mais agilidade no combate ao vírus, que já teve 8 casos registrados oficialmente até o momento. Com as amostras da região, enviadas ao laboratório da FMABC, será possível diagnosticar os casos de maneira mais rápida, o que aumenta as possibilidades de tratamento.

O Laboratório de Análises Clínicas da FMABC também tem sido destaque no combate do coronavírus. Já foram analisados mais de um milhão de testes de Covid-19 desde o início da pandemia, além do rastreamento de variantes da doença, que é feito no laboratório por meio do processo de sequenciamento genético.