Laboratório da FMABC faz seu primeiro diagnóstico da varíola dos macacos

Publicado em: 05/08/2022

O Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário FMABC, em Santo André, realizou na semana passada o primeiro diagnóstico do vírus monkeypox, transmissor da doença popularmente conhecida como varíola dos macacos.

A amostra foi diagnosticada em um paciente da cidade do Guarujá, que está sob cuidados médicos. O laboratório recebe amostras colhidas em hospitais da região da Grande São Paulo e da Baixada Santista.

O exame que identifica a doença é feito utilizando biologia molecular, usando a técnica de PCR em tempo real. Os pacientes têm seu material genético coletado utilizando um cotonete aplicado nas lesões ou por meio de biópsia, e as amostras enviadas para o laboratório da FMABC são verificadas em uma sonda capaz de identificar todas as variantes da varíola dos macacos descritas até o momento.

A iniciativa traz mais agilidade no combate ao vírus, que já teve mais de 1.000 casos registrados oficialmente no Estado de São Paulo. Com as amostras sendo enviadas ao laboratório da FMABC, é possível diagnosticar os casos de maneira mais rápida, aumentando as possibilidades de tratamento.

O Laboratório de Análises Clínicas da FMABC também tem sido destaque em relação ao combate ao coronavírus. Já foram analisados mais de um milhão de testes de Covid-19 desde o início da pandemia, além do rastreamento de variantes da doença feito no laboratório por meio do processo de sequenciamento genético.