Laboratório da FMABC recebe agradecimento do Instituto Butantan por trabalho na pandemia

Publicado em: 02/06/2022

O Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário FMABC, em Santo André, recebeu nesta semana uma placa do Instituto Butantan em agradecimento pelos trabalhos realizados durante a pandemia de Covid-19, período em que integrou a Rede de Diagnósticos coordenada pelo instituto.

A honraria é um reconhecimento ao esforço de todos os colaboradores dos laboratórios que auxiliaram nos trabalhos de análise dos testes moleculares, verificando se as amostras coletadas continham ou não o coronavírus. A rede de diagnósticos coordenada pelo Butantan teve a colaboração de 29 laboratórios espalhados pelo Estado de São Paulo.

O Laboratório da FMABC deu suporte à rede realizando quase 100 mil análises com os insumos fornecidos pelo Butantan, ajudando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a confirmar seus diagnósticos. Estima-se que o total de amostras analisadas pelo laboratório durante a pandemia seja de mais de 1 milhão.

Para a pesquisadora e coordenadora do setor de Biologia Molecular do Laboratório de Análises Clínicas da FMABC, Beatriz da Costa Aguiar Alves, a honraria é gratificante, enche os profissionais de orgulho e serve como um reconhecimento da rotina exaustiva enfrentada por todos eles, protagonistas durante este conturbado período da saúde pública.

“Para todos nós têm sido um desafio enfrentar a pandemia. Há o desafio técnico, de ter que dar conta de uma grande quantidade de amostras em um prazo curto, e o desafio emocional de seguir trabalhando de maneira competente enquanto vemos colegas, parentes e amigos sucumbindo à doença. Mas, seguimos em frente, sabendo que pudemos colaborar de maneira decisiva em um momento histórico”, explica.

O coordenador do Laboratório de Análises Clínicas e reitor em exercício do Centro Universitário FMABC, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca, valorizou o reconhecimento dado pelo Instituto Butantan. “É uma conquista de todos da nossa comunidade acadêmica. Estamos orgulhosos por ter feito parte da rede”. O laboratório segue realizando amostras de testes de Covid, com acesso particular ou via SUS.