Liga de cardiologia da FMABC participa do projeto Coração de Estudante

Publicado em: 20/09/2013

Com 6 anos de atuação, iniciativa visa à prevenção de doenças cardiovasculares nas crianças e adolescentes

Os estudantes do curso de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC, que compõem a Liga de Cardiologia, irão participar em 3 e 10 de outubro do Projeto Coração de Estudante em 19 escolas de São Caetano do Sul. O projeto tem como objetivo alertar as crianças e adolescentes sobre sete fatores de risco cardiovasculares modificáveis: sedentarismo, obesidade, estresse, tabagismo, dislipidemia, hipertensão arterial e diabetes.

Em 24 de agosto foram treinados 150 monitores para atuar nas salas de aula nos dias do projeto. Dentre os monitores treinados, 28 são da FMABC. As ações para promover a prevenção das doenças cardiovasculares são feitas a partir de exercícios físicos, brincadeiras e atividades na sala de multimídia.

“A importância dese projeto para os integrantes da liga é fazer parte de um projeto de cunho social. Além disso, a conscientização infantil é de extrema importância, já que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte na população mundial.  Quanto maior a prevenção, menos prejuízos”, afirma Alexia Hallack Dreicon, presidente da Liga de Cardiologia da FMABC.

Além de contar com a participação da Liga de Cardiologia, o projeto Coração de Estudante, conta agora com o apoio da disciplina de Cardiologia da FMABC. O projeto agora faz parte das atividades aplicadas aos alunos de medicina, pelos professores Dr. Otávio Bewanger, Dra. Ieda Jatene, Dr. Antonio Carlos Chagas, Dra. Carla Lantieri, Dr. Carlos Magalhães e Dr. Roberto Douglas.

O projeto

Criado em 2007, o projeto Coração de Estudante tem parceria com a SOCESP/ABCDM – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, regional do Grande ABC, e com a Prefeitura de São Caetano do Sul, com as secretarias de Educação, Saúde e Esporte. O projeto é pioneiro no Brasil e tem como proposta a interprofissionalidade, com a participação de médicos, enfermeiros, psicólogos, professores (pedagogo), professores de educação física, nutricionistas e comunicadores.

A Dra. Carla Lantieri, idealizadora do Coração de Estudante, afirma que o projeto teve 100% de aceitação entre os monitores, escolares e parceiros. “O objetivo é que os fatores de risco sejam controlados, já que doenças como a arterosclerose podem ser diagnosticadas precocemente”, complementa.

A Liga de Cardiologia

A Liga Acadêmica de Prevenção às Doenças Cardiovasculares (LAPDCV) é vinculada à disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC. O objetivo é engajar os alunos na área de cardiologia – especialidade de grande importância no cenário da saúde brasileira. Para superar esse desafio são propostas atividades práticas no Centro Hospitalar Municipal de Santo André, além de cursos de eletrocardiograma e de cardiologia clínica.