Livro do ABC é adotado em concurso da Marinha

Publicado em: 07/06/2013

A Marinha do Brasil abriu neste 2013 concurso público para preenchimento de 39 vagas na área de saúde, entre as quais a de enfermeiro. As inscrições estão encerradas e a prova objetiva está prevista para junho. Entre os livros sugeridos no edital, na bibliografia oficial do processo seletivo, está “Avaliação Física em Enfermagem”, escrito por todas as professoras do curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC e coordenado pela docente Loide Corina Chaves e pela Dra. Maria Belén Salazar Posso, que coordenou por 10 anos a graduação em Enfermagem da FMABC.

Publicado pela Editora Manole, “Avaliação Física em Enfermagem” foi lançado há cerca de um ano, prefaciado pela Dra. Lore Cecília Marx – considerada um ícone da enfermagem brasileira. O livro apresenta sistematização da avaliação física sob o ponto de vista da enfermagem, abrangendo várias especialidades, aspectos anatômicos e fisiológicos gerais (pele, sistemas neurológico, cardiovascular, linfático, digestivo e locomotor, entre outros). Também traz histórico da enfermagem e da atuação do enfermeiro, com descrição detalhada de procedimentos.

Além da presença de todo corpo docente da FMABC, a publicação conta com colaboradores da USP, UNIFESP e UNIVAP, entre outras instituições. “Soubemos por acaso da indicação do livro para o concurso da Marinha, quando uma das candidatas entrou em contato para parabenizar a equipe de Enfermagem da FMABC. Estamos honradas em constar na bibliografia de um processo seletivo tão importante e de abrangência nacional. É a confirmação de que o trabalho desenvolvido está no caminho certo e um prêmio pelo esforço conjunto do grupo”, comemora a professora e coordenadora do livro, Loide Corina Chaves.