Lucy Montoro de Diadema completa um ano com mais de 13 mil consultas e 18 mil procedimentos terapêuticos

Publicado em: 07/10/2022

Gerida pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, unidade foi inaugurada oficialmente em 7 de outubro de 2021

 

Especializada no atendimento a pessoas com deficiências físicas ou visuais, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema completa hoje, 7 de outubro, um ano de sua inauguração oficial. Neste período foram realizadas 13,3 mil consultas, sendo 3,3 mil na área médica e quase 10 mil não-médicas, que compreendem áreas como fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição e serviço social. A unidade é gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado.

Entre os procedimentos terapêuticos, o volume acumulado neste primeiro ano de atividade foi de 18 mil atendimentos. Ao todo, foram fornecidas aos pacientes 322 tecnologias assistivas, sendo 135 órteses, 44 próteses e 142 de meios de locomoção. O serviço também disponibiliza diversas oficinas terapêuticas, que proporcionam a descoberta de novas potencialidades e habilidades motoras, facilitando a inclusão social dos pacientes. Nos últimos 12 meses foram atendidos 168 pacientes nessas oficinas, além de 1,6 mil pacientes em atividades educativas.

O SERVIÇO

O centro de reabilitação instalado em Diadema tem capacidade para realizar cerca de 3.250 sessões terapêuticas e consultas mensais com equipe multidisciplinar, como educação física, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, ortóptica, psicologia, terapia ocupacional e serviço social. A unidade também oferta mais de 420 consultas médicas nas especialidades de fisiatria e oftalmologia e mais de 70 tecnologias assistivas, como órteses, próteses e meios de locomoção.

São cerca de 60 profissionais prestando atendimentos na unidade e os pacientes são encaminhados via Central de Regulação de Ofertas e Serviços da Saúde (CROSS), do Governo do Estado.