Mãe elogia dedicação dos profissionais de São Caetano

Publicado em: 27/02/2015

Mãe de primeira viagem, Gracia di Matos Constantino, de São Caetano do Sul, homenageou a equipe de profissionais que a acompanhou desde a gestação até o nascimento de sua filha, Dominique Matos, que completou dois meses de vida em 28 de janeiro. Demonstrando gratidão pelo tratamento recebido na rede municipal de Saúde, Gracia entregou cartas aos profissionais e confeccionou uma faixa, afixada na entrada do Hospital Euryclides de Jesus Zerbini, agradecendo a dedicação de todos.

“Desde o pré-natal eu senti este respaldo que recebi da Saúde de São Caetano. O nascimento de minha filha foi muito complicado, pois passei 22 horas em trabalho de parto, mas o carinho e dedicação de todos na maternidade foram excepcionais. A Dominique ainda passou uma semana internada, em observação, e tanto ela quanto eu recebemos toda a atenção possível. Era como se os funcionários da maternidade fossem minha família”, explicou Gracia.

Moradora do Bairro Nova Gerty, Gracia admitiu a grande preocupação que sentiu durante o longo trabalho de parto. “Minha bolsa rompeu por cima, por isso fui internada pela médica Samira Montorsi Caetano para que o parto fosse induzido. Sempre que eu sentia medo, vinha alguém da equipe para ouvir o coração da minha filha e me tranquilizar, avisando que estava tudo bem. Todos sempre com um sorriso no rosto, cuidando de mim e da minha filha como se fossemos uma família. Nos sentimos amadas, acolhidas e protegidas”.

Depois do nascimento com parto normal, na madrugada do dia 28 de novembro, Dominique permaneceu internada na UTI Neonatal do Hospital Euryclides de Jesus Zerbini por uma semana em observação para afastar qualquer risco de complicação ou infecção. “Durante este tempo eu fui atendida por psicólogo e aprendi dicas sobre como cuidar da minha filha em casa durante os primeiros dias de vida”, lembrou. A equipe de Saúde de São Caetano também falou com a nova mamãe sobre a importância do aleitamento e da doação de leite materno.

Em 30 de janeiro, Gracia, acompanhada pela irmã Isabella, levou Dominique para visitar as enfermeiras, médicas e demais funcionários do Hospital Euryclides de Jesus Zerbini e da UTI Neonatal. A família foi recebida com grande animação pelos profissionais de Saúde, que ganharam cupcakes em agradecimento pela dedicação que demonstram pelos pacientes. A gratidão da mamãe deixou os funcionários emocionados – eles fizeram questão de tirar fotos com a saudável e simpática Dominique.

TREINAMENTO CONTÍNUO

O secretário municipal de Saúde, Caio Williams de Castro Júnior, ressalta que a humanização no tratamento aos pacientes é uma exigência do prefeito Paulo Pinheiro para toda a rede municipal. “Nossos profissionais de ginecologia e obstetrícia são muito dedicados e empenhados em atender bem as pacientes. Além de buscarmos um atendimento humanizado, nosso intuito é sempre que possível realizar o parto normal, desde que isso não coloque em risco a gestante ou o bebê”.

Apesar dos elogios, o secretário de Saúde de São Caetano garante que os esforços da administração municipal são para melhorar cada vez mais o atendimento. “Nós estamos realizando treinamentos com os funcionários para melhorar o trabalho nas recepções das unidades de Saúde. Além disso, queremos uma maior integração entre o pré-natal realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a maternidade”.