Mães de bebês prematuros presenteiam doadoras de leite no HMU de São Bernardo

Publicado em: 25/05/2018

Gesto em forma de agradecimento acontece durante campanha nacional de estímulo à amamentação

 

Dia Nacional de Doação de Leite Humano é comemorado em 19 de maio

Alinhadas à Campanha de Amamentação lançada esta semana pelo Ministério da Saúde, as mães dos bebês prematuros internados no Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo decidiram homenagear as doadoras de leite materno. As mães confeccionaram diversos presentes com materiais recicláveis como forma de agradecimento. O tema da campanha nacional deste ano é “Doe leite materno, ajude quem espera por você”.

Entre laços, fitas e tecidos, os cofrinhos de papelão criaram várias formas. Além de objeto de decoração, os presentes carregam doses de amor e carinho. Gratidão essa que a mãe da pequena Allanah, de 15 dias, fez questão escrever em um cartão que será entregue junto ao presente.

“Não tenho palavras para agradecer essas mulheres. Estou produzindo esse presente e depositando um carinho especial. Eu não conheço as doadoras, mas elas me deixam muito mais tranquilas. Vou para casa sabendo que minha filha está sendo muito bem alimentada, mesmo nos momentos em que eu não estou aqui”, explicou Maria Andress, 22 anos e mãe da Allanah.

Técnica de Nutrição do Banco de Leite, Paula Oliveira Pereira acaba de retornar ao trabalho após período de licença-maternidade. Ela será responsável por distribuir os presentes às mães doadoras. “Todas as lembranças serão entregues durante a coleta do leite. Tenho certeza que ficarão emocionadas. Essas mulheres fazem tão bem e acabam não tendo noção de quantas crianças ajudam”, disse.

Além de funcionária, Paula acaba de se tornar doadora do Banco de Leite. Como retornou ao trabalho e está longe do filho, a funcionária passou a contribuir com a coleta. “Eu tiro uma quantidade para o meu filho e o restante, estou doando para o banco. É muito emocionante saber que o meu leite é capaz de ajudar esses bebês. Estou dando apoio no momento em que eles mais precisam”, salientou Paula.

PREVENÇÃO

O Banco de Leite do HMU alimenta em média 80 bebês prematuros por mês. O hospital realiza trabalho constante de conscientização com as mulheres, gestantes e puérperas sobre a importância da doação.

Segundo a nutricionista responsável pelo Banco de Leite, porém, o volume de doações diminui entre os meses de junho e julho.  “Com a proximidade do frio, as mulheres acabam deixando de doar e a quantidade de leite no estoque diminui. Por isso, estamos promovemos constantes ações para evitar essa redução. O banco tem objetivo muito sério de alimentar os bebês e deixá-los saudáveis”, disse Nerli Andreasse.

Mais informações sobre doação ao Banco de Leite do HMU podem ser obtidas pelos telefones (11) 4365-1480, ramal 1203 ou pelo celular (11) 96194-2262. O serviço funciona 24 horas e um carro do hospital pode ir até o local retirar o leite.

CAMPANHA NACIONAL

A campanha de Doação de Leite Materno, do Ministério da Saúde, marca o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio. O objetivo é incentivar a doação de leite humano e abordar a importância da doação para crianças prematuras, de baixo peso, que estão internadas em hospitais e não podem ser alimentadas diretamente no seio da mãe. Toda mulher que estiver amamentando é uma possível doadora. Basta ser saudável e não fazer uso de medicamentos que interfiram na amamentação.