Mais de 330 guias para mamografia são emitidas no ‘Sábado Rosa’ de Itatiba

Publicado em: 29/10/2021

Ao todo, 13 unidades de Saúde da FUABC no município abriram dia 23

No dia 23 de outubro, todos os postos de saúde da rede municipal de Itatiba – incluindo as 13 unidades gerenciadas pela Fundação do ABC – estiveram abertos para atender à demanda de exames voltados à saúde da mulher. No total foram realizados 302 exames de Papanicolau, 332 mamografias tiveram guias de agendamento emitidas e 73 mulheres passaram por avaliação odontológica para prevenção de câncer bucal. A medida faz parte da programação especial da campanha ‘Outubro Rosa’, movimento que tem como objetivo a conscientização a respeito de vários tipos de cânceres que atingem as mulheres.

“Trata-se de mais uma ação de promoção à saúde dedicada à população itatibense. A prevenção sempre será o melhor caminho para uma vida saudável”, disse o gerente administrativo da FUABC junto ao contrato com a Prefeitura de Itatiba, Caio Arato.

Algumas unidades realizaram atendimento médico, outras organizaram caminhadas até o portal da cidade e outras sortearam cestas para mulheres. “Estamos intensificando as ações durante o Outubro Rosa com o objetivo de conscientizar e proteger as mulheres contra os diversos tipos de cânceres”, disse o secretário de Saúde de Itatiba, Renan Dias Irabi.

Desde o começo do mês de outubro, já foram emitidas 1.822 guias para a realização de mamografias. Dia 24 de outubro, mesmo com tempo instável, cerca de 2.300 pessoas passaram pelo Parque Luís Latorre para participar da Ação Global Outubro Rosa 2021, que contou com mais de 30 oficinas destinadas a vários tipos de serviços de saúde, bem-estar e cidadania para toda a família. A ação foi promovida por diversas secretarias municipais, parceiros e cerca de 100 voluntários.