Manômetro de alta resolução beneficia pacientes do Hospital Mário Covas

Publicado em: 31/10/2014

Novo manômetro Multiplex II de última geração já equipa o Serviço de Motilidade Digestiva e de Endoscopia do Hospital Estadual Mário Covas. O equipamento da empresa Alacer Biomédica foi doado ao hospital, sendo utilizado imediatamente na realização de exames de manometria esofágica de alta resolução. Trata-se do primeiro equipamento totalmente produzido no Brasil.

Integrante da equipe de Endoscopia do HEMC, Dr. Manoel Galvão Neto, explica que a manometria de alta resolução representa uma evolução em relação à convencional, ampliando de 8 para 24 canais a mensuração e com a possibilidade de produzir, por meio de canais gráficos, vetores coloridos que facilitam a leitura do exame e trazem informações mais precisas para o entendimento das patologias do esôfago. “São claros os benefícios. Os resultados do exame nos conduzem a um patamar superior no diagnóstico das enfermidades motoras do esôfago”, acrescenta Dr. Manoel Galvão.

Poucos hospitais no Brasil, entre particulares e públicos, dispõem desse equipamento. “O Serviço de Motilidade Digestiva do Hospital Mário Covas é o primeiro a contar com equipamento desenvolvido inteiramente no Brasil”, garante Dr. Galvão Neto. O exame de manometria é o registro da pressão das contrações da musculatura do esôfago e dos esfíncteres esofágicos, sendo indicado em casos de dor torácica de origem não cardíaca, tosse crônica, sintomas de refluxo gastroesofágico, regurgitação alimentar, disfagia ou odinofagia (dificuldade ou dor para engolir, respectivamente), vômitos ou náuseas de repetição.

O manômetro foi doado ao HEMC em razão de parceria entre a empresa Alacer Biomédica e o Serviço de Motilidade Digestiva e Endoscopia. O trabalho conjunto foi o de participação no desenvolvimento do produto por meio de consultoria e desenvolvimento de protocolos visando avanços científicos e na assistência aos pacientes. Os exames são feitos mais rapidamente, são mais precisos e têm menor custo. Foram realizados diversos estudos científicos devidamente submetidos à Comissão de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina do ABC e do Hospital Estadual Mário Covas.