“Mário Covas” é hospital-escola da Faculdade de Medicina do ABC

Publicado em: 10/10/2013

Recém-empossado secretário estadual de Saúde, Dr. David Uip assinou na tarde de quarta-feira (9 de outubro) a parceria junto à FMABC

Maior unidade hospitalar do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André acaba de se tornar hospital-escola da Faculdade de Medicina do ABC. Recém- empossado secretário de Saúde do Estado, Dr. David Everson Uip apresentou a proposta no início do mês à FMABC, que oficializa o então campo de estágio dos alunos como hospital próprio da instituição de ensino. A assinatura do contrato ocorreu na tarde de quarta-feira (9 de outubro), na Secretaria de Estado da Saúde.

Com 330 leitos, 13 salas cirúrgicas e 1.800 colaboradores, o Hospital Mário Covas de Santo André ocupa lugar de destaque no sistema público de Saúde do ABC pela estrutura, volume de atendimento e foco na assistência de alta complexidade. Gerido desde a inauguração em 2001 pela Organização Social de Saúde (OSS) Fundação do ABC – que é mantenedora da FMABC –, o HEMC totalizou orçamento de R$ 121 milhões em 2012, aplicados em mais de 140 mil consultas e atendimentos, quase 15 mil cirurgias e 13,7 mil internações, entre outros serviços. “Desde a concepção do ‘Mário Covas’ já imaginávamos a unidade como hospital-escola da Medicina ABC. Por essa razão, considero a discussão uma volta ao passado”, anunciou Dr. David Uip em 4 de outubro último, ao oficializar proposta à Congregação da FMABC – colegiado máximo de deliberação da instituição.

Mais do que uma ideia, Uip apresentou à comunidade acadêmica possibilidade concreta, com minuta de contrato pronta e avalizada pelo governador Geraldo Alckmin. “Nada será imposto. Tem que ser algo que atenda às necessidades da faculdade e da população do Grande ABC”, lembrou o secretário de Saúde, reforçando que o ‘Mário Covas’ deve focar a assistência de alta complexidade e ter gestão apartidária, além de servir às atividades de ensino, pesquisa e extensão da FMABC. Para o gestor estadual, a nova parceria trará benefícios diretos à população: “O objetivo final é a atenção ao paciente, além da formação profissional em níveis de graduação e pós-graduação. Estou convencido de que hospitais que fazem pesquisa e aprimoram o ensino têm como reflexo a melhora da assistência aos usuários”, afirma Uip, que é ex-aluno da segunda turma da Medicina ABC e professor titular de Moléstias Infecciosas.

O secretário estadual afirmou que as pactuações já acordadas entre Governo do Estado, prefeituras do Grande ABC, HEMC, FUABC e FMABC serão mantidas. A partir de agora, os trabalhos caminham no sentido de definir os detalhes da nova parceria e colocá-la em prática o mais breve possível.

Terminada a apresentação da proposta à Congregação, não houve debate. Um a um, professores e demais membros da comunidade acadêmica manifestaram apoio e, de forma unânime, comemoraram a iniciativa.

Benefícios à população
À frente das negociações, o diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, considera o início do hospital-escola a realização de um antigo e merecido sonho da faculdade, que com 45 anos de história, vê reconhecido todo trabalho em prol da saúde e qualidade de vida da população do Grande ABC. “Há décadas a saúde regional tem a marca da Medicina ABC em hospitais, postos de saúde e ambulatórios, entre outras unidades que atendem gratuitamente os munícipes da região. Além disso, exercemos papel fundamental na formação e capacitação de mão de obra, qualificando profissionais à assistência humanizada e de qualidade. Tenho certeza de que, ao assumirmos o Hospital Mário Covas como hospital-escola, nossa contribuição com a saúde do Grande ABC será ainda maior e melhor”, garante Pires.

Para o presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz, trata-se de novo momento para a faculdade de medicina. “É um passo muito importante e vamos trabalhar para que as adequações avancem rapidamente”, completa Mindrisz.

Presente à reunião de Congregação, o secretário de Saúde de Santo André, Dr. Homero Nepomuceno Duarte, mostrou-se satisfeito com a proposta estadual. “Muito me alegra ver o Hospital Estadual Mário Covas se tornar hospital-escola. Trata-se de projeto que respeitará os pactos já acertados entre as instâncias de saúde que compõem o SUS (Sistema Único de Saúde) e que, ao mesmo tempo, aproveitará professores extremamente capacitados no atendimento à alta complexidade da região. A parceria colocará os docentes e toda expertise da FMABC à serviço da comunidade”.

Os gestores do hospital também se mostram favoráveis. “O HEMC tem sua missão vinculada à Faculdade de Medicina do ABC, com ensino, pesquisa e assistência de ponta. Com o hospital-escola, certamente ganharemos em qualidade. A partir de agora vamos trabalhar muito para que, em pouco tempo, consigamos adequar o hospital à todas as necessidades da instituição de ensino”, garante o superintendente do Hospital Mário Covas, Dr. Desiré Carlos Callegari.

Passo para o futuro
“Hoje é um dia histórico, em que a Faculdade de Medicina do ABC é colocada no futuro. A partir de agora, devemos iniciar discussões para criar um hospital moderno, que funcione conectado à rede de saúde, às necessidades acadêmicas e à assistência da população”, sugeriu o vice-diretor da FMABC, Dr. Marco Akerman, durante a Congregação.

Professor titular de Cirurgia Pediátrica, Dr. Pedro Muñoz Fernandez vê como “oportunidade ímpar” a proposta estadual: “Éramos inquilinos no ‘Mário Covas’. Sempre bem recebidos pelas administrações, mas sem vínculo direto entre a faculdade e o hospital”.

Questionado sobre multidisciplinaridade pela coordenadora do curso de Enfermagem, Rosângela Filipini, o secretário estadual de Saúde garantiu que toda a faculdade terá seu espaço dentro do novo hospital-escola. “Queremos um hospital moderno, futurista, que consiga diminuir as dificuldades. A questão da multidisciplinaridade faz parte disso. Pela primeira vez na história, a Secretaria de Estado da Saúde conta com comissão multidisciplinar e isso já mostra a importância que damos ao trabalho integrado na saúde. Pretendemos que no ‘Mário Covas’ haja esse mesmo trabalho conjunto entre todos os cursos da FMABC”, detalhou Dr. David Uip.

Na mesma reunião, o secretário anunciou que irá aprimorar os sistemas de controle das organizações sociais de saúde (OSSs), “que já são bons”. O gestor afirmou ser “defensor ferrenho das OSSs, um sistema que deu certo”. Também anunciou 600 novas bolsas de Residência Médica para São Paulo, 60 das quais destinadas à FMABC.