Publicado em: 23/08/2019
O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André realizou a quinta edição da Jornada de Estomaterapia, dia 23 de agosto, no auditório da unidade. A programação contou com cinco palestras sobre abordagens de técnicas, prevenção, cuidados, custos e atuação profissional. A abertura da jornada foi feita pelo Dr. Alexandre Cruz Henriques, diretor técnico do HEMC.
O evento, voltado a profissionais da Saúde, trouxe palestras sobre os temas: cateterismo intermitente (riscos e benefícios), lesão por pressão, danos de pele associados à umidade, lesões oncológicas e redesignação sexual.
A estomaterapia é a área da saúde e de especialização da Enfermagem que trata da prevenção da perda da integridade da pele, do tratamento avançado de pessoas com feridas (agudas e crônicas), da reabilitação dos pacientes que possuem estomias e incontinências (urinária ou anal), bem como dos cuidados com fístulas, cateteres, drenos e tubos.
Iniciativa da área de Enfermagem do HEMC, a jornada é realizada anualmente com o objetivo de promover o aperfeiçoamento profissional e proporcionar novos conhecimentos e debates sobre casos, avanços técnicos e estudos. A função do profissional estomaterapeuta não é limitada apenas à assistência, mas também ao treinamento, orientações aos pacientes, familiares e demais profissionais da área de saúde.