Maternidade estadual em Interlagos dobra capacidade para partos

Publicado em: 20/04/2016

Gestores da FUABC e do Governo do Estado na entrega das obras do Hospital e Maternidade Interlagos

Gestores da FUABC e do Governo do Estado na entrega das obras do Hospital e Maternidade Interlagos

As obras de adequação e modernização das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) Obstétrica e Neonatal e demais alas do Hospital e Maternidade Interlagos, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin em 31 de março. Na mesma data, a Fundação do ABC passou a responder por equipe multidisciplinar da unidade, cuja missão é promover assistência de qualidade, com humanização do atendimento.
“Foi feito um grande trabalho, primeiro de modernização, reforma, equipamentos e serviços mais humanizados. Foram contratados 50 médicos, 30 obstetras e 20 intensivistas através da Fundação do ABC. É um trabalho muito bonito, parto humanizado, UTI Neonatal para crianças, referência para gravidez de alto risco e 400 partos por mês, ou seja, mais de 13 partos por dia”, disse Geraldo Alckmin.
Com isso, a oferta de partos dobrará na unidade, passando de 200 para cerca de 400 procedimentos por mês. As intervenções realizadas também tiveram como objetivo melhorar as condições de permanência dos familiares, que terão mais conforto para acompanhar mamães e recém-nascidos, e readequar espaços para aprimorar o desempenho dos funcionários.
O investimento total é de R$ 10,5 milhões para a readequação e modernização de setores, como do pronto-socorro, enfermarias, Central de Material Esterilizado (CME), pré-parto, conforto médico e UTIs Obstétrica e Neonatal. Além disso, foi efetivada a contratação de mais profissionais de saúde para operacionalizar e gerenciar parte dos novos leitos.
A equipe multidisciplinar, contratada por meio de convênio com a Fundação do ABC inclui médicos ginecologistas/obstetras e neonatologistas. Com vigência de 10 meses, o convênio poderá ser prorrogado, se necessário, e já prevê a ampliação gradativa no funcionamento dos leitos das UTIs Obstétrica e Neonatal.
“Esse investimento do governo paulista foi essencial para modernizar e aprimorar as condições técnicas de diversos setores da maternidade, visando à melhoria da qualidade na assistência e a oferta de mais partos para as gestantes da região encaminhadas à unidade”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Dr. David Uip.
Com área total de 3 mil metros quadrados, o Hospital e Maternidade Interlagos integra serviços assistenciais instaladas em duas edificações, que incluem a unidade hospitalar e o prédio anexo, onde estão a farmácia e o ambulatório.