Publicado em: 07/06/2019
O Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, acaba de assinar acordo de cooperação com a Universidade Privada de Angola (UPRA), em Luanda, na capital do país. A parceria foi oficializada durante o primeiro Simpósio Internacional de Biossegurança e Controle das Infecções Hospitalares, realizado em 30 de maio. O convênio prevê a troca de experiências entre docentes, alunos e pesquisadores, com objetivo central de fortalecer as duas instituições no âmbito da Saúde. A FMABC foi representada pelo reitor e médico infectologista, Dr. David Everson Uip.
O evento em Luanda abordou o assunto “Biossegurança – Um dos grandes desafios da saúde no século XXI”. O tema compreende um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e ambiental.
Segundo o reitor da UPRA, Carlos Alberto Pinto de Sousa, o objetivo é criar uma cultura médica nas universidades para difundir e debater a relevância do tema entre os estudantes, que devem ser sensibilizados e treinados para identificar e prevenir as ocorrências de infecções hospitalares.
Considerado um dos mais conceituados infectologistas do Brasil, Dr. David Uip aproveitou a participação no evento para defender a importância da lavagem correta das mãos com água e sabão ou álcool em gel antes, durante e após quaisquer procedimentos ou atendimentos.
Com mestrado e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP), Uip é professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP, professor titular da FMABC e já coordenou projetos de prevenção à transmissão vertical do HIV e de biossegurança nos hospitais nacionais de Angola.