MedABC promove o 1º Simpósio Brasileiro de Oftalmologia Integrativa

Publicado em: 24/10/2019

Foram recebidos 105 participantes vindos de sete estados brasileiros, além de 22 palestrantes

O Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) de Santo André promoveu dia 5 de outubro o 1º Simpósio Brasileiro de Oftalmologia Integrativa. O evento foi organizado pela Liga Acadêmica de Medicina Integrativa, com apoio da Disciplina de Oftalmologia, no Anfiteatro David Uip, no campus universitário. Ao todo, foram recebidos 105 participantes vindos de sete estados brasileiros, além de 22 palestrantes.

A abertura do simpósio foi feita pelo vice-reitor da instituição, Dr. Fernando Luiz Affonso Fonseca. O evento, presidido pelo docente de Oftalmologia e coordenador da disciplina eletiva de Medicina Integrativa da FMABC, Dr. Renato Leça, também contou com a participação do chefe do Departamento de Oftalmologia da FMABC, Dr. Vagner Loduca Lima, e da responsável pelas Ligas Acadêmicas da FMABC, Dra. Márcia Tamosauskas.

O simpósio contou com apresentação de diversas aulas e casos clínicos que utilizaram conceitos da Medicina Integrativa. “A Oftalmologia Integrativa é uma área inovadora dentro da especialidade e tem por objetivo trazer para a oftalmologia conhecimentos de outras áreas, com abordagens de aspectos clínicos de diferentes especialidades médicas e suas conexões com a visão. O foco é enfatizar o conhecimento das áreas de ciências básicas, bem como de modernas tecnologias, visando oferecer o melhor tratamento ao paciente”, disse Dr. Renato Leça. Atualmente a Oftalmologia da FMABC é referência nacional em Oftalmologia Integrativa. O encontro científico teve patrocínio de nove empresas e a próxima edição já foi confirmada para 2020, também na FMABC.