Medicina ABC apoia 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde

Publicado em: 07/04/2016

 

Com apoio da Faculdade de Medicina do ABC, a União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES) organiza entre 22 e 26 de maio a 22ª Conferência Mundial de411_congresso_iuhpe_2016 Promoção da Saúde, que terá lugar no Expo Unimed Teatro Positivo, em Curitiba. Sob a temática central “Promovendo a Saúde e Equidade”, o evento tem por objetivo criar um fórum global onde pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas envolvidos e comprometidos com a promoção de saúde e equidade poderão compartilhar e discutir novos conhecimentos, práticas e políticas inovadoras, além das experiências mais avançadas neste campo do conhecimento.

TEMÁTICA 2016

Apesar dos crescentes apelos para que todos os níveis de governo atuem sobre os determinantes sociais da saúde e da equidade, tais como a distribuição de recursos e poder, a distância entre aqueles no topo e na parte inferior da hierarquia social continua aumentando. Os impactos sobre a saúde e a equidade se fazem sentir em nível nacional e localmente nas cidades, bairros e comunidades, onde grupos de pessoas não têm acesso aos recursos básicos para construção da própria saúde, de seus filhos e netos. Trinta anos após a adoção da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde por aqueles comprometidos a “enfrentar as desigualdades em saúde produzidas por normas e práticas (sociais)”, mais do que nunca, a busca da equidade deve ser a prioridade para políticos, profissionais, pesquisadores e todos aqueles envolvidos com práticas de promoção da saúde.

TRADIÇÃO

Iniciadas em 1951, em Paris, as Conferências Mundiais em Promoção da Saúde promovidas pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES) configuram-se como o principal evento para profissionais, pesquisadores, gestores e interessados na temática e têm acontecido nas diversas regiões do mundo. No entanto, desde essa época, só uma aconteceu na América do Sul, em Buenos Aires, em 1969.

O contexto atual é propício para a discussão da promoção da saúde. Importantes fóruns internacionais têm destacado a vinculação da saúde a aspectos ligados ao desenvolvimento humano nas sociedades contemporâneas. Além disso, as mudanças no perfil de distribuição da saúde e do adoecimento, aliadas ao reconhecimento da limitação de ações centradas em um modelo biomédico de atenção e cuidado, evidenciam a necessidade de novas abordagens voltadas para a atuação sobre determinantes amplos da saúde, por meio de políticas públicas integradas e intersetoriais para promover a saúde.

Interessados em participar da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde podem obter mais informações pelo site: http://www.iuhpeconference2016.com.