FMABC apresenta temáticas do neurodesenvolvimento sob o olhar do filme “O jogo da imitação”

Publicado em: 11/09/2018

Temas como discriminação, transtorno obsessivo compulsivo,
superdotação e bullying serão abordados na quinta edição do ‘CINENEA’

 

O Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC (NEA-FMABC) organiza em 14 de setembro (sexta-feira) a quinta edição do “CINENEA” – atividade cujo objetivo central é proporcionar encontros educativos e lúdicos, assim como a troca de informações e experiências dentro de temas diversos nas áreas de educação e saúde. O filme escolhido para a oportunidade é “O jogo da imitação”, que possibilita reflexões acerca de temáticas como discriminação, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), superdotação e bullying.

A sessão de cinema terá início às 18h50, no Anfiteatro David Uip, no próprio campus universitário da FMABC (Av. Lauro Gomes, 2.000 – Santo André/SP). As inscrições são gratuitas pelo endereço: www.fmabc.br/cinenea.

“O filme retrata a biografia do matemático britânico Alan Turing, que apesar da genialidade, enfrenta diversos problemas de relacionamento e dificuldades de convívio em sociedade. É uma história muito interessante, que também permite discussões e reflexões sobre fidelidade, afeto e conflito de gênero, entre outros aspectos que envolvem intensamente a convivência humana”, explica a psicóloga e psicopedagoga Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, coordenadora do NEA-FMABC.

O CINENEA tradicionalmente reúne profissionais da área multidisciplinar, entre os quais neuropediatras, pediatras, professores, diretores e coordenadores de escolas, familiares de alunos com dificuldade de aprendizagem ou não, assim como crianças e adolescentes interessadas no tema.

“Nossa intenção, nas diversas edições, tem sido conscientizar e trocar informações de forma lúdica com colegas de área e demais interessados nos temas, evitando a propagação de conceitos inadequados. Queremos contribuir na divulgação de informações, mostrar que as dificuldades escolares podem ou não estar relacionadas aos transtornos de neurodesenvolvimento, e que hoje temos avaliações e tratamentos extremamente eficazes para auxiliar essas crianças”, garante Alessandra Wajnsztejn.

FATOS REAIS

Com 114 minutos, “O jogo da imitação” foi lançado em 2014 e se passa durante a Segunda Guerra Mundial. O governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) como sua grande incentivadora (Fonte: Telecine).

SUCESSO DE PÚBLICO

A primeira edição do CINENEA ocorreu em novembro de 2015 com o filme “O Segredo”, cujo tema central é o transtorno de leitura e escrita – a Dislexia. Em fevereiro de 2016, a segunda edição destacou “Como estrelas na terra”, cuja história aborda os temas dislexia, ansiedade, depressão, desatenção e agitação. “Um sorriso tão grande quanto a lua” marcou o 3º CINENEA, em junho de 2016, ao falar sobre os desafios de um professor frente a uma turma de alunos com diagnósticos de ansiedade, síndrome de Tourette, dislexia, síndrome de Down, superdotação e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Baseado em uma história real, o filme “Mãos talentosas” foi destaque da quarta edição, em junho de 2017, mostrando a trajetória de Ben Carson, um neurocirurgião que ficou mundialmente famoso ao separar gêmeos siameses unidos pela cabeça.