Medicina ABC atenderá 1.600 andreenses que aguardam por consulta de Oftalmologia

Publicado em: 14/12/2018

Parceria entre Prefeitura de Santo André e disciplina de Oftalmologia da FMABC beneficiará 800 crianças e 800 adultos entre 17 e 20 de dezembro

 

Atendimentos acontecem entre 17 e 20 de dezembro no Instituto de Olhos da FMABC

O Instituto de Olhos da Faculdade de Medicina do ABC receberá entre os dias 17 e 20 de dezembro cerca de 1.600 pacientes. Trata-se de parceria firmada entre a disciplina de Oftalmologia da FMABC e a Prefeitura de Santo André, cujo objetivo é agilizar o atendimento aos munícipes que aguardam na fila de espera por consultas oftalmológicas. Batizada Natal da OftalmoABC, a iniciativa é destinada somente aos pacientes pré-agendados pela central de regulação do município. Os dois primeiros dias (17 e 18) serão dedicados à oftalmopediatria, com 800 crianças agendadas. Já os dias 19 e 20 estarão reservados a 800 adultos, com foco nos casos de retina.

“Recebemos o convite da Prefeitura de Santo André e começamos a nos mobilizar para que essa força-tarefa de fim de ano fosse possível. Boa parte da equipe médica já estaria em recesso, mas aceitou postergar a parada em uma semana para participar desta ação tão importante”, revela o professor da FMABC e chefe do Departamento de Oftalmologia, Dr. Vagner Loduca Lima.

Segundo o especialista, as crianças passarão inicialmente por triagem para verificação geral da saúde ocular. Em seguida, serão encaminhadas para o setor de refração, de onde já sairão com receita para os óculos. “Além da questão do grau dos óculos, a iniciativa permitirá que identifiquemos precocemente possíveis casos oftalmológicos mais graves, como de estrabismo e de glaucoma congênito, por exemplo. Todas as crianças que necessitarem de acompanhamento, exames ou de atenção especializada já sairão com consultas agendadas via central de regulação”, detalha Loduca.

No caso dos adultos, a força-tarefa será destinada ao diagnóstico e tratamento na área de mapeamento de retina. São pacientes que sofrem, principalmente, de doenças oculares relacionadas ao diabetes e de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Assim como o público infantil, quem precisar de seguimento após a campanha já sairá com o encaminhamento.

O trabalho na FMABC contará com cerca de 30 médicos por dia, entre professores, médicos assistentes e residentes da disciplina de Oftalmologia, além de alunos da Liga de Oftalmologia e de toda a equipe de apoio, composta por recepcionistas, controladores de acesso e equipes de enfermagem, entre outros colaboradores.