Medicina ABC comemora “Dia do Pediatra” e inaugura Sala de Amamentação

Publicado em: 07/08/2015

O Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina do ABC organizou em 6 de agosto reunião comemorativa pelo “Dia do Pediatra”. O evento teve início com palestra da consultora da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Dra. Maria José Guardia Mattar, que falou sobre “Aleitamento materno para pediatras apaixonados pelo assunto”. Em seguida, todos os convidados seguiram para o Instituto de Hebiatria, onde foi inaugurada a Sala de Amamentação da FMABC.

“O aleitamento materno é uma das principais metas da Puericultura que buscamos ensinar aos nossos alunos. Com a inauguração da Sala de Amamentação, estamos beneficiando todas as funcionárias, alunas, pacientes e demais usuárias do campus universitário que estiverem amamentando. É um lugar preparado para receber essas mulheres, que contarão com orientações de uma auxiliar de enfermagem treinada, além de infraestrutura completa para que possam amamentar seus filhos ou realizar a ordenha do leite para congelar e, posteriormente, levar para suas crianças ao final do expediente”, detalha a professora do Departamento de Pediatria da FMABC, Dra. Neusa Falbo Wandalsen.

A Sala de Amamentação marca a concretização de um projeto de alunos do 4º ano de Medicina, que em 2014 apresentaram trabalho sobre o tema durante módulo de humanização da disciplina de Pediatria. Orientados pela Dra. Gleise Aparecida Moraes Costa, os acadêmicos plantaram a ideia ano passado, cujos frutos serão colhidos por toda a comunidade acadêmica a partir deste 2015.

“É um espaço de orientação e incentivo ao aleitamento materno. Queremos envolver os alunos da faculdade nessa iniciativa, para que participem dos trabalhos e ajudem a desenvolver a Sala de Amamentação, pois futuramente planejamos implantar no campus um Banco de Leite Humano”, adianta Dra. Neusa Wandalsen.

CELEBRAÇÃO GLOBAL

A inauguração da Sala de Amamentação da FMABC ocorreu justamente durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) – celebração que faz parte da história global focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Considerada veículo para promoção da amamentação, a SMAM ocorre em 120 países e é celebrada oficialmente de 1º a 7 de agosto. A cada ano é definido um tema central a ser trabalhado, mas tanto a data quanto a temática podem ser adaptadas à realidade do país, a fim de que sejam obtidos melhores resultados com o evento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. As ações contam com apoio de organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais amigos da criança, sociedades de classe e ONGs.