Medicina ABC conquista título inédito da Intermed

Publicado em: 18/09/2015

Os alunos da Faculdade de Medicina do ABC são os campeões gerais da Intermed 2015 – competição esportiva realizada entre 5 e 12 de setembro na cidade de Taquaritinga, no interior de São Paulo. O título inédito conquistado na 49ª edição do torneio levou muitos estudantes, médicos ex-alunos e professores às lágrimas, e por bastante tempo permanecerá como tema central nos corredores da instituição de ensino, intervalos de aula e nas redes sociais dos acadêmicos. O urso, símbolo maior da Associação Atlética Acadêmica Nylceo Marques de Castro (AAANMC), acaba de entrar para a história!

 logo_intermed_aaanmc

PONTO A PONTO

Para sagra-se campeã geral da maior e mais tradicional competição entre escolas médicas, a FMABC precisou superar outras 10 faculdades de medicina do Estado. A vitória histórica foi conhecida por antecipação na manhã de sábado, 12 de setembro. “Na sexta-feira à noite participamos de duas finais e vencemos uma. Nesse momento, sabíamos que se conseguíssemos um ouro entre quatro que disputaríamos no sábado, já seríamos campeões”, recorda o aluno do 3º ano de Medicina e presidente da Atlética da FMABC, Victor Bignatto, que detalha: “No sábado, às 8h da manhã, começou a primeira final do dia, do vôlei feminino. Vencemos por 3×0 a Paulista (Escola Paulista de Medicina), conquistamos o ouro e o título de campeão geral”.

A Medicina ABC ficou em primeiro lugar na classificação geral com 97 pontos, 20 a mais que a segunda e a terceira colocadas, respectivamente, UNESP Botucatu e USP Pinheiros, ambas com 77 pontos. Também disputaram a Intermed 2015: Escola Paulista de Medicina, Santa Casa, PUC Campinas, USP Ribeirão Preto, Taubaté, PUC Sorocaba, Santos e OSEC Santo Amaro.

Ao longo da semana de jogos, estima-se que mais de 4 mil estudantes das 11 faculdades participantes estiveram em Taquaritinga competindo ou simplesmente torcendo. Pelo menos 400 alunos da Medicina ABC marcaram presença na Intermed – sendo 250 atletas, divididos nas 20 modalidades em disputa. Ao todo foram quatro medalhas de ouro (atletismo, basquete e vôlei femininos e tênis de mesa masculino), três de prata (vôlei e basquete masculinos e tênis de mesa feminino) e uma de bronze (natação feminino).

DEDICAÇÃO E APOIO

Para o presidente da Atlética da FMABC, o ponto principal que levou à conquista inédita foi a dedicação dos atletas e o compromisso com esse objetivo. “Realizamos treinos bastante pesados, ampliamos os horários dos treinamentos e exigimos muito dos alunos, que sempre corresponderam e se dedicaram ao máximo. A certeza de que estávamos no caminho certo veio em junho deste ano, quando participamos com outras quatro faculdades dos Jogos Integramix e fomos campeões. A competição foi muito importante, pois além de contribuir na preparação para Intermed, deu ainda mais disposição para continuarmos treinando e buscando melhorar”.

Outro fator importante foi o aumento do apoio por parte de patrocinadores, que possibilitou ampliar o patrimônio da Atlética e investir em novos e melhores materiais esportivos, infraestrutura e na contratação de técnicos.

EMOÇÃO E ENTUSIASMO

No mesmo dia da conquista, o ex-aluno da 7ª turma e hoje diretor da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, parabenizou os atletas na página oficial da FMABC no Facebook: “O urso mais orgulhoso manda um recado: Estou chorando de emoção e agradeço a todos. Sou testemunha da turma treinando à noite. Cheguei a presenciar treinamento das 23h até à 1h. Estou muito emocionado, pois esse resultado reforça a situação atual da FMABC, com nota 5 no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), destaque na avaliação do Ministério da Educação e a melhor nota no Exame do Cremesp entre as instituições particulares. Parabéns, Ursos, pessoas que honram a nossa escola e levam adiante o nome da faculdade que tanto amamos. Vamos comemorar muito esta conquista”.

Segundo o aluno e presidente da AAANMC, Victor Bignatto, também não faltaram lágrimas em Taquaritinga: “A comoção foi geral. Todos estavam chorando, inclusive muitos ex-alunos da faculdade. Este ano, inclusive, presenciamos quantidade impressionante de ex-alunos, que viajaram para nos incentivar em número nunca visto em edições passadas. Acredito que o bom desempenho nos jogos durante a semana e a possibilidade cada vez maior de nos tornarmos campeões fizeram com que tantas pessoas de deslocassem para nos apoiar nos jogos finais”.