MedABC dá início ao primeiro ano do curso de ‘Tecnologia em Gestão Hospitalar’

Publicado em: 08/08/2014

A Faculdade de Medicina do ABC deu início em 6 de agosto ao mais novo curso da instituição. Com todas as 50 vagas disponíveis preenchidas, a aula inaugural da primeira turma da graduação em “Tecnologia em Gestão Hospitalar” foi ministrada pela coordenadora do curso e professora regente da disciplina de Saúde Coletiva, Dra. Vânia Barbosa do Nascimento.

Com 3 anos de duração, o novo curso superior da FMABC tem aulas no período noturno, das 18h40 às 23h. O aluno habilitado como tecnólogo em Gestão Hospitalar terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Será capacitado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. A partir do desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes fundamentais, o gestor hospitalar deverá ser capaz de assumir posições de liderança nas organizações e ser comprometido com a atualização permanente, com princípios éticos que norteiam a profissão e com o desenvolvimento socioeconômico do país.

“Nossa expectativa é formar gestores com perfil crítico e reflexivo para atuação em sistemas e serviços de saúde. Deverão ter conhecimentos para trabalhar dentro da realidade da saúde, enfrentar problemas dos serviços no dia-a-dia e atender às necessidades da população”, resume Dra. Vânia Barbosa do Nascimento.

Desenvolvimento institucional

Com intuito de implantar o recém-estruturado Plano de Cargos, Carreiras e Salários, a Fundação do ABC fechou parceria com a Faculdade de Medicina do ABC para abertura do curso de graduação em Tecnologia em Gestão Hospitalar. Com 70% de bolsa de estudos para funcionários da FUABC e unidades mantidas, o objetivo do trabalho conjunto é proporcionar formação superior com aprendizado nas áreas da Saúde e Gestão Hospitalar a colaboradores que ainda não cursaram faculdade. A ideia central é que, a partir da formação acadêmica, o funcionário desempenhe melhor suas atividades, com benefícios para a vida profissional e para a instituição, assim como valorização do conhecimento, aprendizado, desempenho e responsabilidade do profissional.

A parceria FUABC-FMABC para o novo curso integra a primeira ação do Programa de Desenvolvimento Institucional da Fundação do ABC, que busca fundamentar a carreira dos profissionais, direcionando para o alcance da missão, dos objetivos e da obtenção de resultados institucionais. A proposta enfatiza a importância da educação continuada, de modo que os colaboradores se mantenham atualizados e prestem serviços com qualidade e segurança.

Hoje a Fundação do ABC é mantenedora de 15 hospitais, 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e 2 pronto-socorros, além da Faculdade de Medicina do ABC e de uma Central de Convênios que administra mais 40 planos de trabalho específicos – incluindo todas as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Santo André, São Bernardo, Mauá e Franco da Rocha. São mais de 16,5 mil funcionários diretos.

Integram o grupo de estudantes colaboradores do Hospital Estadual Mário Covas, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá e de Santo André, Hospital Nardini, Complexo Hospitalar Municipal de São Bernardo e de São Caetano, Central de Convênios e da própria Faculdade de Medicina do ABC.

Entre os critérios utilizados para concessão das bolsas de estudo, os funcionários deveriam ter pelo menos um ano de empresa, não ter formação superior, atuar em áreas de abrangência do curso, com aplicabilidade direta dos conhecimentos acadêmicos no cargo, além de passar no vestibular. Os colaboradores aprovados e matriculados investem somente R$ 172,50 mensais na graduação. O restante da mensalidade é custeado em forma de bolsa de estudos pela Fundação do ABC e pela unidade de trabalho do funcionário – cada uma com parcela de R$ 201,50.