Medicina ABC despede-se do Dr. José Henrique Busetti

Publicado em: 23/08/2021

Eterno professor titular de Anatomia, Dr. José Henrique Busetti

Docente lecionou na FMABC por 41 anos e faleceu dia 22 de agosto

 

Com profundo pesar, a comunidade acadêmica do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC – Fundação do ABC despediu-se em 22 de agosto do professor titular de Anatomia, Dr. José Henrique Busetti. Docente da FMABC há 41 anos, ele colaborou sobremaneira com o desenvolvimento da disciplina e da própria instituição, protagonista de histórias inesquecíveis para os milhares de alunos que iniciaram os estudos de anatomia humana sob sua tutela.

Dr. Busetti formou-se médico em 1976 pela Faculdade de Medicina de Taubaté – por essa razão, também era chamado de “Taubaté” por seus alunos. Fez residência médica em Cirurgia Geral (1977-1978), estágio em Cirurgia Geral, Cirurgia do Sistema Digestório e Cirurgia Torácica (1979-1982) e especializou-se em Metodologia do Ensino Superior (1995) e em Fisiologia Aplicada à Medicina (1997). Em 1990 concluiu mestrado em Anatomia pela Escola Paulista de Medicina – Unifesp, mesma instituição em que realizou o doutorado em Ciências – Anatomia Aplicada (1995). É livre docente em Anatomia Descritiva e Topográfica-Cirúrgica pela FMABC (2008), onde iniciou como docente em 1980. Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Anatomia e Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Dr. Busetti ainda separou tempo para cursar uma segunda graduação. Em 2015, concluiu o curso de Direito pela Universidade Anhanguera.

Mais de 15 turmas de formandos elegeram o docente para “Professor Homenageado”, o que demonstra o quanto Dr. Busetti era admirado e querido por seus alunos. Nas redes sociais, muitos egressos fizeram questão de prestar homenagem.

.

“Professor com ‘P’ maiúsculo. Icônico. Com todas as propriedades de alguém dedicado a lecionar e impactar gerações. Por isso sempre homenageado. Ia além de ensino em Anatomia, mas de vida, ética e bons exemplos” – Dr. Leonardo Seligra Lopes.

.

“Caro e insubstituível professor! Há cerca de 3 semanas o encontrei nos corredores da Reitoria da Faculdade. Adorei revê-lo e por um minuto pensei em pedir uma ‘selfie’ para fazer inveja ao grupo de WhatsApp da minha turma (XX). Não o fiz! Me arrependo. Sua presença foi fundamental em nossas formações. Claro. Transparente. Tenho a lembrança do pavor que nos percorria quando tocava a campainha para a troca de marcação na prova-gincana no laboratório de Anatomia. E, ao mesmo tempo, a certeza de que ele nos acompanhava com aquele sorriso de satisfação. Que Deus o receba com toda a pompa que merece! Muito obrigada por tudo” – Dra. Adriana Berringer Stephan.

.

“Um ícone da Medicina brasileira. ‘O’ professor de toda FMABC” – Dr. Rodrigo Angelucci.

.

“Grande mestre e patrono da minha turma (XIX). Serei eternamente grata pelos ensinamentos não só de Anatomia, mas, muito mais. Vá com Deus. Meus sentimentos aos familiares. A Medicina ABC ficou mais pobre hoje” – Dra. Sueli Bispo.