Medicina ABC e CHM farão 50 cirurgias plásticas reparadoras neste sábado

Publicado em: 19/02/2016

A Prefeitura de Santo André e a disciplina de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina do ABC programaram para 20 de fevereiro (sábado), no Centro Hospitalar Municipal (CHM) – antiga Santa Casa de Misericórdia de Santo André –, 50 cirurgias plásticas reparadoras para pacientes pré-agendados. Ao todo serão 10 profissionais envolvidos – entre médicos do CHM, da FMABC e residentes –, além das equipes de enfermagem, limpeza e demais apoiadores do hospital. O objetivo é reduzir o tempo de espera para procedimentos de baixa e média complexidade na especialidade – atualmente são cerca de 100 pessoas inscritas na central de regulação do complexo.

Quatro salas do centro cirúrgico estarão reservadas exclusivamente para a ação. Entre as cirurgias programadas estão casos de câncer de pele, úlceras de pressão, neoplasias benignas, sequelas de queimaduras e lipoma (tumor benigno composto por células de gordura).

A equipe fixa de cirurgia plástica do CHM conta com cinco cirurgiões. Mensalmente são realizadas 80 cirurgias e 50 curativos complexos de pacientes com queimaduras ou escaras, além de aproximadamente 150 atendimentos em consultas ambulatoriais.

Além dos benefícios à população, a atividade permitirá aprimorar o ensino dos médicos residentes e incentivar a humanização. “Cada médico residente participará de aproximadamente 10 cirurgias. Trata-se de oportunidade ímpar de aprendizado técnico e de trabalho em equipe”, explica o coordenador de Cirurgia Plástica do CHM e membro da equipe de cirurgia plástica da FMABC, Dr. Edric Rabelo Brianezi, que acrescenta: “Além da questão assistencial, poderemos mostrar aos residentes a importância da humanização do atendimento e da necessidade de trabalharmos em sintonia com as necessidades da população. Temos demanda grande por procedimentos de cirurgia plástica e a atividade no sábado, fora do expediente tradicional, certamente colabora com a redução da espera e para melhoria do serviço”.

REFERÊNCIA REGIONAL

Antiga Santa Casa de Misericórdia, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André é porta de entrada dos casos de urgência e emergência do município, principalmente das vítimas de acidentes de trânsito. Referência regional nos atendimentos de ortopedia, cirurgia geral e bucomaxilofacial, o CHM oferece ainda as especialidades de neurocirurgia, oftalmologia, odontologia, psiquiatria e cirurgia plástica.