Medicina ABC é destaque no Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia

Publicado em: 19/11/2021

Trabalho colaborativo ficou no ‘TOP 10’ entre 210 abstracts inscritos no congresso da ASBAI

 

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) organizou em novembro o 48° Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, que teve entre os destaques da edição a participação de alunos e médicos residentes do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). Realizado de forma on-line em função da pandemia de Covid-19, o tradicional evento teve como temática central “Biodiversidade e doenças imunoalérgicas”.

“Estou muito orgulhosa de como conseguimos representar nossa instituição. Tivemos vários trabalhos aprovados, além de um realizado por alunas da graduação de forma colaborativa, com participação de diversos centros de pesquisa, que recebeu menção honrosa depois da brilhante apresentação feita pela estudante Maria Carolina Martins Smanio”, destaca a professora de Imunologia Clínica da FMABC, Dra. Anete Sevciovic Grumach, que também participou do congresso com palestra sobre “Deficiências das vias das lectinas e doenças infecciosas” e como moderadora na mesa “Inborn errors of immunity”.

O estudo da FMABC mencionado pela docente foi escolhido como “TOP 10” dentre 210 abstracts inscritos no congresso da ASBAI e aborda a “Deficiência seletiva de IGM: uma alteração imunológica a ser definida”. Os autores são: Caroline Hamati Rosa Batista; Maria Carolina Martins Smanio; Cristina Maria Kokron; Rosana Camara Agondi; Natasha Rebouças Ferraroni; Pérsio Roxo Júnior; Mariana Ferriani; Herberto Chong, Nelson Rosário; Tsukiyo Obu Kamoi; Regina Di Gesu, Ekaterini Goudouris, Carolina Sanchez Aranda, Eli Mansur, Leticia Leme Resende e Anete Sevciovic Grumach – representantes de FMABC, FMUSP, FMRP, UFPR, UNICAMP e clínicas privadas.

A doutoranda Maine Bardou foi um dos destaques do evento

AMÉRICA LATINA

Outra participação recente e expressiva em congressos ocorreu em outubro, durante o Congresso da LASID – Sociedade Latino-Americana de Imunodeficiências. Aluno da FMABC, Lucca Nogueira conquistou prêmio de 3º melhor pôster avaliando “Qualidade de vida no Brasil e em Portugal”, em trabalho que também contou com participação da ex-residente, Dra. Marina T. Henriques. Já a doutoranda Dra. Maine Bardou foi destaque e conquistou um fellowship para desenvolvimento de pesquisa na área de Angioedema.