Medicina ABC e Hospital Mário Covas celebram a ‘Semana do Sono’

Publicado em: 05/03/2020

Tema geral da campanha de 2020 é “Sono e Sonhos melhores para um mundo melhor”

 

O Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e o Hospital Estadual Mário Covas, ambos em Santo André, promovem atividades neste mês em celebração à Semana do Sono, comemorada nacionalmente todos os anos.

A FMABC fará palestras abertas ao público para abordar os principais problemas relacionados ao sono, como apneia e insônia. A atividade está marcada para o dia 19 de março, às 10h, no Anfiteatro David Uip, no campus universitário. As explanações serão ministradas pelas médicas voluntárias do Ambulatório do Sono da FMABC, Marcela Yanagimori, Mariana Fernandes, Thais Cano e Viviane Passini. O objetivo é destacar a influência do sono na qualidade de vida das pessoas e reforçar como atitudes simples podem trazer benefícios para melhorar a saúde do sono.

MÁRIO COVAS
Já no dia 13 de março (sexta-feira) será a vez do Hospital Estadual Mário Covas promover palestras sobre o tema. O evento será das 12h às 13h, no auditório da unidade, com apoio da disciplina de Otorrinolaringologia da FMABC. As atividades serão conduzidas pelos otorrinolaringologistas e especialistas em Medicina do Sono, Dr. Danilo Squillar e Dra. Milena Campanholo. Os temas serão “Por que dormimos?”, “Sono R.E.M. (Rapid Eye Movement)”, “Apneia do sono”, “Privação de sono e suas consequências para profissional da saúde e pacientes” e “Higiene do Sono”.

A ação no hospital também conta com apoio da Associação Brasileira do Sono (ABS), Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS). A cartilha produzida pela ABS para a campanha deste ano pode ser acessada aqui.

SEMANA DO SONO
De acordo com a Associação Brasileira do Sono, que promove nacionalmente a Semana do Sono entre 13 e 19 de março, trata-se de um esforço global para aumentar o conhecimento da população sobre os inúmeros problemas de sono que acometem toda a população e são frequentemente negligenciados ou apenas desconhecidos. O tema de 2020 da campanha é “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor”.