Medicina ABC e IQVIA fecham acordo de cooperação na área de pesquisa

Publicado em: 01/11/2018

Empresa multinacional é uma das maiores do mundo na prestação
de serviços em pesquisa clínica e como fonte de dados em saúde

 

A Faculdade de Medicina do ABC acaba de dar importante passo no sentido da ampliação e desenvolvimento da área de Pesquisa Clínica. A escola assinou aliança com a multinacional IQVIA – The Human Data Science, uma organização de pesquisa internacional, dedicada à prestação de serviços em pesquisa clínica a empresas envolvidas no desenvolvimento, distribuição e venda de produtos farmacêuticos. A parceria tem duração de cinco anos e integra o plano de trabalho do diretor-geral da FMABC, Dr. David Everson Uip, que ao assumir o comando da instituição, em 2017, anunciou medidas para internacionalização da faculdade e expansão da área científica.

Nesse sentido, o objetivo central da parceria é justamente a colaboração para elevar a participação e a condução de ensaios clínicos pela FMABC, sob supervisão da IQVIA, com ênfase no desenvolvimento clínico e priorizando a segurança dos participantes.

“Hoje a faculdade tem pesquisadores excelentes, que publicam nas maiores revistas do mundo. No entanto, ainda falta um pouco de sistematização e de internacionalização nessa área. Não tenho dúvidas de que avançaremos muito a partir da parceria com a IQVIA”, garante o diretor-geral da FMABC, Dr. David Everson Uip, que completa: “É um contrato muito importante. Primeiro, porque trará novos estudos, tendo em vista que a FMABC passa a ser polo de pesquisas da IQVIA na América do Sul. Além disso, estamos falando de uma das maiores companhias do mundo nessa área. A pesquisa junto a uma empresa como essa é muito auditada, o que aumenta as possibilidades de publicação internacional. Por fim, a parceria certamente nos ajudará no desenvolvimento de novos processos, na gestão das pesquisas clínicas da faculdade, no aprimoramento do trabalho e dos nossos resultados”.

DIVISÃO DE TAREFAS

O diretor-geral da Faculdade de Medicina do ABC, David Everson Uip

Conforme acordado entre as partes, a FMABC será responsável por todos os aspectos de operação e gerenciamento de cada ensaio clínico, incluindo a manutenção das instalações e equipamentos, e também pelo recrutamento de pacientes. Os estudos serão conduzidos internamente pela faculdade, utilizando a infraestrutura disponível e equipe multiprofissional própria.

A IQVIA atuará na captação de parceiros e oportunidades de novos ensaios clínicos para a Faculdade de Medicina do ABC, cuidando para que os estudos respeitem regras de segurança, de boas práticas clínicas, assim como as legislações correspondentes. Para isso, serão realizadas avaliações periódicas para examinar as instalações e os processos de trabalho da FMABC, a fim de garantir que estejam em conformidade com as leis brasileiras e regulamentações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do FDA (Food and Drug Administration) – órgão responsável pelo controle de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos – e demais diretrizes internacionais.

Os ensaios clínicos disponibilizados pela IQVIA à FMABC observarão requisitos orçamentários e dos patrocinadores, assim como possíveis conflitos de interesse, necessidade de pacientes e capacidade de inclusão, disponibilidade de especialistas, investigadores e funcionários experts em áreas determinadas. A multinacional também atuará na colaboração para o diagnóstico de processos e sugestões de melhorias que impactem nos resultados dos projetos, fornecendo treinamentos e consultoria sobre padrões de qualidade e técnicas de recrutamento de pacientes com eficiência.

Os dados obtidos pela Faculdade de Medicina do ABC nos estudos clínicos serão compartilhados com a IQVIA mediante anonimato dos pacientes e levando em consideração a proteção dos direitos, da segurança e do bem-estar.

Conforme o acordo de colaboração, não há retribuição financeira entre FMABC e IQVIA. Trata-se de um contrato de cooperação científica, cujos ensaios clínicos desenvolvidos serão patrocinados pelas indústrias contratantes.

IQVIA

A IQVIA é considerada uma das maiores fontes de dados de saúde com curadoria do mundo, com métodos inovadores de proteção de privacidade. Especialista em análises avançadas projetadas para a saúde e detentora de métodos científicos e tratamento de dados pioneiros, a empresa é reconhecida mundialmente pela liderança tecnológica, que garante acesso em tempo real às informações, e por fornecer ferramentas que permitem maior rapidez na tomada de decisões.