Medicina ABC e Santo André firmam parceria para Festival de Inverno de Paranapiacaba

Publicado em: 19/07/2013

Nos próximos finais de semana, alunos realizarão orientações em relações de gênero e saúde, exames de pressão arterial e diabetes

Conhecido pela diversidade de atrações culturais e opções gastronômicas, o Festival de Inverno de Paranapiacaba ganhará reforço em 2013 na área da saúde. Prefeitura de Santo André e Faculdade de Medicina do ABC fecharam parceria para realização de trabalho de extensão universitária, que contará com medição de pressão arterial e teste de diabetes, além do lançamento do programa “Se liga na parada”, com orientações ao público jovem sobre temas como álcool e drogas, gravidez na adolescência, violência contra a mulher, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, entre outros.

Total de 50 alunos dos sete cursos de graduação da FMABC e três professores participarão da ação nos próximos finais de semana que contemplam o festival (dias 20, 21, 27 e 28 de julho). O início do projeto ocorreu em junho, quando a equipe da faculdade realizou visita precursora à Paranapiacaba para conhecer o local e definir as diretrizes do trabalho.

Quem bate lá?

Coordenada pela Comissão de Extensão (Comex) da Faculdade de Medicina do ABC, a participação dos alunos no Festival de Inverso é apenas o início da parceria com a Prefeitura de Santo André. A instituição de ensino acaba de estruturar polo permanente para ações de extensão junto à Assessoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres. A partir de agosto, os estudantes da FMABC permanecerão com atividades em Paranapiacaba, Parque Andreense e entorno, com intuito de atender moradores de áreas de mananciais, além de desenvolver projetos e pesquisas focados em gênero, saúde e meio ambiente.

Batizado “Quem bate lá?”, o trabalho contará com visitas domiciliares às famílias da região e traçará perfil da populacional com indicadores socioeconômicos e de saúde. “A parceria Medicina ABC e Prefeitura na região de Paranapiacaba é extremamente importante e benéfica a todos os envolvidos – inclusive à população”, garante a coordenadora da Comex-FMABC e assessora de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Santo André, Silmara Conchão, que acrescenta: “Otimizamos recursos, aproveitando o que há de melhor na instituição de ensino e no município, buscando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, assim como a formação acadêmica em saúde. Trata-se de parceria em que todos saem ganhando”, completa Silmara Conchão, que também é docente na disciplina de Saúde Coletiva da Medicina ABC.

Outro programa que terá início no segundo semestre nas áreas de mananciais será o “Promotora Legal de Cidadania”. A partir da iniciativa serão ministradas aulas sobre legislação e direitos da mulher, a fim de capacitar líderes femininas na comunidade, que disseminem informações, defendam os direitos e o fim da violência contra mulher.