Medicina ABC e Saúde Pública da USP organizam conferência internacional

Publicado em: 24/04/2015

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação na Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (NEPES-FMABC) e a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) organizaram em 17 de abril conferência internacional com a professora da Universidade de Montreal, no Canadá, Louise Potvin. A atividade no Auditório João Yunes da FSP-USP foi destinada a trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde, estudantes de graduação, pós-graduandos, docentes e demais interessados no debate, que teve como objetivo contribuir na formulação das políticas públicas.

Com tradução simultânea, a convidada internacional abordou o tema: “Que tipo de ação intersetorial pode promover equidade em saúde? Questões críticas para traduzir princípios em práticas”.

DESTAQUE INTERNACIONAL

Louise Potvin concluiu doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Montreal, com pós-doutorado em Avaliação de Programas. Atualmente é professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social na Universidade de Montreal e diretora científica do Centro de Léa-sur les Roback Inégalités Sociales de Santé de Montreal – espaço dedicado à documentação de como as intervenções de saúde pública em apoio ao desenvolvimento social local podem contribuir para a redução das desigualdades de saúde em ambientes urbanos.

A especialista já integrou o Grupo de Trabalho da Organização Mundial da Saúde OMS-EURO sobre Avaliação de Promoção da Saúde e hoje é membro do Grupo de Referência Canadense sobre os Determinantes Sociais da Saúde, da União Internacional para a Promoção da Educação e da Saúde (UIPES), e da Academia Canadense de Ciências da Saúde. Coordena o Comitê Científico Global da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES, que será realizada em Curitiba, em maio de 2016.

Com cinco livros publicados e mais de 200 artigos e capítulos de livros, Louise Potvin tem entre os principais interesses de pesquisa avaliação de programas de promoção da saúde e intersetorialidade.