Medicina ABC organiza palestras no “Dia Mundial da Saúde Ambiental”

Publicado em: 09/10/2015

Os alunos da Liga de Resíduos do curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC, com o apoio dos docentes e discentes da graduação, organizaram em 25 de setembro evento sobre gerenciamento de resíduos em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Ambiental. Com entrada gratuita, as atividades tiveram lugar no Anfiteatro David Uip, no próprio campus universitário.

Sob o tema central “Por que gerenciar resíduos sólidos”, a iniciativa da Liga de Resíduos contou com duas palestras. O diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do SEMASA – Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André, Edinilson Ferreira dos Santos, abriu os trabalhos com explanação a respeito do “Gerenciamento de resíduos sólidos em Santo André”. Já o biólogo da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de São Caetano, Alan Rosendo, falou sobre “Consequência ambiental do não gerenciamento de resíduos sólidos para a saúde humana”.

O encontro também marcou a implantação do projeto Papa-Pilha na FMABC, que é coordenado pela Liga de Resíduos do curso de Gestão em Saúde Ambiental e visa a coleta desse tipo de material e orientações sobre o descarte consciente.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE AMBIENTAL

Proclamado em 2011 pela IFEH – International Federation of Environmental Health (Federação Internacional de Saúde Ambiental), o Dia Mundial da Saúde Ambiental é comemorado anualmente em 26 de setembro.

Apesar de a data não ser oficialmente comemorada no Brasil, é celebrada em Portugal – país onde a Faculdade de Medicina do ABC desenvolve programa de intercâmbio em Saúde Ambiental desde 2010, por meio de parceria com a ESTeSC – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (Coimbra Health School). “Neste 2015, inclusive, temos dois alunos do ABC em Portugal. Os estudantes Danilo Correa Cordeiro e Danielle Cataryne Beividas estão em Coimbra, com bolsas de estudos do Santander Universidades, e representaram a instituição durante as comemorações internacionais”, destaca o professor de Gestão em Saúde Ambiental, Rogério Alvarenga.

O início da cooperação entre FMABC e ESTeSC ocorreu em novembro de 2010, quando os professores Odair Ramos da Silva e Fernando Luiz Affonso Fonseca conquistaram em Coimbra o título de melhor pôster do “Congresso Internacional de Saúde Ambiental”. Em fevereiro de 2011 foi a vez do professor da ESTeSC, Nelson Leite e Sá, vir ao Brasil para evento do curso de Gestão em Saúde Ambiental, quando ministrou palestra sobre a experiência de Portugal na formação do profissional de Saúde Ambiental e a cooperação do país com o Brasil.

Desde então, diversos alunos das duas faculdades já participaram de intercâmbio, com realização de pesquisas individuais e conjuntas, muitas das quais publicadas em periódicos de impacto internacional.