Medicina ABC organiza primeira edição da “Semana Pedagógica”

Publicado em: 31/01/2020

Professores Fernando Fonseca, Roseli Sarni, Sonia Hix e Fernando Veiga

O Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento Docente do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) organizou entre 27 e 31 de janeiro a primeira edição da “Semana Pedagógica”, que contou com atividades voltadas à capacitação do corpo docente. Ao longo do primeiro dia de evento, os professores estiveram reunidos no Anfiteatro David Uip, onde participaram de palestras sobre temas diversos, entre os quais “Gerações e o ensino: há alguma solução?”, “Saúde mental do estudante da área de saúde – fatos e mitos”, “Inovação e tecnologia no ensino: o que há de novidade?”, “Desmistificando a saúde baseada em evidências” e “Núcleo de Bem-Estar do Discente (NUBEM) e mentoring”.

Outro assunto presente foi “A inclusão do estudante com deficiência no Ensino Superior – o que a universidade deve fazer?”, com a promotora de Justiça Dra. Deborah Kelly Affonso. “Ter alunos com deficiências nas universidades é algo recente. Eles passaram a frequentar o Ensino Médio e agora chegaram às faculdades”, informou a convidada, que abordou questões relacionadas à legislação, discutiu casos práticos e falou as formas de inclusão desses estudantes no ambiente universitário.

Ao longo da “Semana Pedagógica” foram realizadas mesas de debates, cursos, palestras e oficinas abertas a todos os docentes da FMABC. “É muito importante destacarmos temas relevantes para o aperfeiçoamento docente. Temos que aprimorar constantemente o que oferecemos para nossos alunos e para o próprio corpo docente, especialmente agora, como Centro Universitário”, afirmou o coordenador do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento Docente da Câmara da Graduação, Prof. Fernando Veiga, ao detalhar: “Os treinamentos e capacitações são dedicados a um público específico ou têm caráter multiprofissional, envolvendo temas de interesse comum entre as diversas áreas e cursos da FMABC”.

Entre os exemplos de abrangência das atividades propostas na Semana Pedagógica esteve a oficina de primeiros socorros comandada pela professora Luciana Satiko Samura, realizada no Laboratório de Habilidades e destinada a docentes de todas as áreas e departamentos.