Medicina ABC participa da mostra “Saúde Prioridade” de São Bernardo

Publicado em: 11/12/2018

Com 800 inscritos, evento teve apresentação de trabalhos
desenvolvidos pela Secretaria de Saúde nos últimos dois anos

 

Dr. Geraldo Reple, Dr. David Uip e o prefeito Orlando Morando

Capacitar os profissionais e melhorar o atendimento oferecido nas unidades de saúde de São Bernardo. Com essas palavras, o prefeito Orlando Morando deu início a “I Mostra de Experiências Exitosas Saúde Prioridade”, realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro no Centro de Formação dos Professores, o Cenforpe. Entre os palestrantes convidados esteve o diretor-geral da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. David Uip, que apresentou o tema “30 anos do SUS”.

Palestras de capacitação, rodas de conversa e espaço para discussão integraram o evento, que reuniu 800 funcionários da rede municipal de Saúde. Além disso, foram apresentados mais de 200 trabalhos realizados nos últimos dois anos dentro das unidades do município. Entre os temas estiveram o programa Saúde Prioridade e o protocolo de atendimento aos pacientes com suspeita de dengue, entre outros.

Em seu discurso, o prefeito salientou a alegria de participar da mostra, acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, do secretário adjunto e responsável pela organização, Dr. Edson Nakazone, e do diretor-geral da FMABC, Dr. David Uip.

“Considero este evento como um grande marco para a Saúde dessa cidade. São Bernardo possui uma completa rede de atendimento, composta por 34 UBSs, 9 UPAs, 4 hospitais e também estamos construindo o Hospital de Urgência. A gente acredita e investe na qualidade dos nossos profissionais. Por isso, poder acompanhar esse evento, onde selecionamos 204 trabalhos de sucesso, demonstra o quanto estamos empenhados em melhorar o serviço que oferecemos à população”, disse Morando.

PALESTRANTES

Entre os palestrantes convidados esteve o Dr. David Uip – médico infectologista, ex-secretário de Saúde do Estado de São Paulo, diretor-geral e professor titular da Faculdade de Medicina do ABC –, que falou sobre os 30 anos do Sistema Único de Saúde, o SUS. “Precisamos entender nosso papel dentro do SUS. Eu sou um defensor do Sistema Único de Saúde e vejo que aqui as pessoas estão empenhadas em melhorar o atendimento. Cerca de 75% da população brasileira utiliza as unidades públicas de saúde. Por isso, precisamos, cada vez mais, melhorar nossos serviços”, afirmou Uip.

A inscrição para participar da “I Mostra de Experiências Exitosas Saúde Prioridade” foi a doação de um quilo de arroz ou feijão. Toda a arrecadação será encaminhada ao Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo.

Evento reúne 800 funcionários da rede municipal de Saúde de São Bernardo