Disciplina de Infectologia da FMABC participa de projeto de hepatites virais

Publicado em: 31/01/2020

A Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) / Centro Universitário Saúde ABC, em Santo André, por meio da disciplina de Infectologia, está participando de um estudo observacional multicêntrico para avaliação e diagnóstico etiológico de hepatites agudas, com ou sem sintomas, que inclui instituições de saúde de 14 estados brasileiros distribuídos nas cinco regiões do País. A FMABC deverá incluir pelo menos 115 pacientes da região do ABC. O objetivo do estudo é coletar dados para guiar políticas públicas de prevenção e assistência em todo o Brasil.

São elegíveis os indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, que tenham desenvolvido icterícia (pigmentação amarelada nos olhos ou na pele) há menos de 30 dias, com ou sem sintomas como febre, mal-estar, náuseas, vômitos, mialgia, colúria e acolia fecal. Na investigação laboratorial, para efeito de exclusão, também serão considerados os valores de aminotransferases. Todos os participantes incluídos no estudo realizarão coleta única de sangue para dezenas de exames.

O Ambulatório de Infectologia da FMABC está localizado no 1º andar do Centro de Pesquisas CEPES, no campus universitário (Av. Lauro Gomes, 2.000, Vila Sacadura Cabral, Santo André/SP). O atendimento é realizado às terças e quintas-feiras, das 8h às 15h30, e às quartas-feiras, das 10h às 15h30. Os telefones para contato são (11) 4993-5461 e (11) 4993-7285.